Quatro concursos públicos e processos seletivos foram cancelados e provas tiveram que ser refeitas nos últimos 30 dias na região Norte de Santa Catarina. Os problemas foram em Balneário Barra do Sul (processo seletivo), Itapoá (concurso), Mafra (concurso) e Guaramirim (concurso).

Continua depois da publicidade

Os motivos são, principalmente, erros na aplicação da prova e nos editais. Em três deles, os testes foram feitos por empresas privadas. Não há informações de quantas pessoas foram afetadas.

Confira a situação das provas

Uma das seleções que emperrou ainda no ano passado foi a de Balneário Barra do Sul, que previa a contratação temporária de profissionais em 32 cargos diferentes de ensino superior, médio e fundamental. Porém, apenas a contratação na área de educação foi mantida. O número de vagas seria definido no decorrer do ano com a chamada dos candidatos da reserva técnica.

Continua depois da publicidade

Mudança na lei

O motivo alegado pelo integrante da comissão de processo seletivo Jeferson Venero é de que foi aprovada a lei 1025/2011 que muda o plano de carreira dos servidores. Com isso, alguns cargos foram extintos ou tiveram o nome alterado. Assim, ficou inviabilizada a contratação de alguns profissionais, como técnicos de informática.

O cargo passou a ter a denominação de analista de informática e exige curso superior. Na área de saúde, os médicos e enfermeiros do Programa da Saúde da Família passaram a ser chamados apenas pelos cargos.

Ficou mantida apenas a seleção na área de educação.

– Entramos em contato com todos que haviam se inscrito e cancelamos. Eles terão que refazer as inscrições no novo edital-, diz Jeferson Venero.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, uma nova seletiva está prevista para o começo de fevereiro.

Em Itapoá, o problema foi na capa da prova de sete candidatos. Em vez do nome do cargo a que prestavam, tinha o nome de outro posto de trabalho.

Segundo o responsável pela Qualicon, de São Paulo, empresa que organiza as provas, Erick Fiedler de Moraes, por causa disso as pessoas não quiseram fazer o teste. Para não ter problemas, a empresa irá refazer o teste para todos os cargos. Erick diz que o material impresso está pronto e já foi conferido pela equipe. Os novos testes serão realizados neste domingo.

Leia mais: Irregularidades na prova e no edital