Em um dia de ótimas ondas de dois metros de altura, foi inaugurada nesta quarta, dia 16, em Bell?s Beach, o Rip Curl Pro, a segunda etapa do World Championship Tour (WCT) – a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional -, em Victoria, no Sul da Austrália. O Brasil estreou com quatro vitórias e repetindo o que fez na etapa de abertura da temporada, o baiano Armando Daltro voltou a realizar a melhor apresentação do primeiro dia, totalizando 16,17 pontos de 20 possíveis. Além dele, o catarinense Neco Padaratz, o paraibano Fábio Gouveia e o niteroiense Guilherme Herdy também conquistaram classificação direta para a terceira rodada.
Continua depois da publicidade
– Eu adoro as ondas aqui de Bell?s Beach e este é um dos eventos que eu gostaria muito de vencer um dia – confessou Neco Padaratz, que defende o quinto lugar no ranking do WCT 2003, sendo o brasileiro mais bem colocado na primeira etapa da temporada. – A disputa foi muito dura e eu só consegui vencer nos últimos minutos, quando tirei a minha maior nota (8,2). A água está congelando, mas estou feliz por ter realizado um bom trabalho neste primeiro dia – completou Neco.
Enquanto isso, seu irmão, o também catarinense Teco Padaratz, foi superado pelo norte-americano Damien Hobgood por uma pequena diferença nos últimos minutos – apenas 0,07 ponto – e vai ter que disputar a repescagem junto com os outros quatro brasileiros que integram a elite dos 44 melhores surfistas do mundo. A grande surpresa do dia foi a derrota do hexacampeão mundial, o norte-americano Kelly Slater, que apesar de ter tirado a maior nota – 9,5 pontos – da primeira fase, não conseguiu vencer sua bateria. Seu adversário nesta quinta, na repescagem, vai ser o potiguar Danilo Costa.
– Achei que fui prejudicado pelo locutor, que ao invés de informar as notas no momento decisivo da bateria, ficou contando piadas. Eu não sabia se estava ganhando ou perdendo e me precipitei em pegar uma onda fraca, deixando uma boa para o Damien virar na sua última onda. Ele precisava de 8.10 pontos e tirou uma nota 8.17. Foi por pouco, mas na quinta tem mais e vamos à luta – falou Teco, que vai enfrentar o australiano Jake Paterson na repescagem.
Continua depois da publicidade