A edição 2005 das 24 horas de Daytona terá a participação de quatro pilotos brasileiros. A partir desta quinta, dia 3, Roberto Pupo Moreno, Cristiano da Matta, Tomas Erdos e Christian Fittipaldi começam os treinamentos no circuito Daytona Speedway nos Estados Unidos. A corrida está marcada para o próximo sábado.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a competição terá a particpação de aproximadamente 200 pilotos, que representarão 25 países. As 24 horas de Daytona é a principal corrida de Endurance dos EUA e uma das três mais antigas e famosas do mundo.
Outros nomes famosos do automobilismo estarão na disputa. Estão inscritos os ex-pilotos de Fórmula-1 Karl Wendlinger (Áustria) e Jan Lammers (Holanda), o canadense Paul Tracy e o francês Sebastien Bourdais, campeões da Fórmula Mundial. O veterano ator Paul Newman é outro que estará participando, mesmo com 79 anos de idade.
Com 64 carros inscritos, sendo 29 protótipos e 35 da categoria GT, a prova deve ser bem disputada e equilibrada. O regulamento determina que os protótipos não podem ter mais de 500 cavalos de potência. Roberto Pupo Moreno conduzirá um Crawford, com motor Pontiac V8 5.0, que gira a 7.100 RPM. Cristiano da Matta utilizará um protótipo igual, mas com motor Ford. Já Christian Fittipaldi e Tomas Erdos estarão a bordo de protótipos Doran, mas com motor Pontiiac para o primeiro e BMW para o segundo.
Continua depois da publicidade