A partir desta quarta, dia 1º, os pilotos brasileiros André Azevedo, Jean Azevedo, Lourival Roldan e Klever Kolberg largam em busca de um lugar no pódio na 25ª edição do Rali Paris-Dakar.
Continua depois da publicidade
Um total de 342 carros, motos e caminhões de competição, e mais 147 de assistência mecânica, vão percorrer 8.552 quilômetros na Europa (França e Espanha) e no deserto do Saara, na África (Tunísia, Líbia e Egito).
A largada será em Marselha, na França, na noite do dia 1º, e a chegada será em Sharm El Sheikh, às margens do Mar Vermelho, no Egito. A previsão é de que a prova dure 19 dias.
A equipe Petrobras Lubrax é a única inscrita nas três categorias e também a única representante do Brasil na disputa.
Kolberg e Roldan, que fará a estréia na prova, correm em busca do título da categoria super production diesel com um carro Mitsubishi Pajero Full.
Continua depois da publicidade
Na última edição do Rali, em janeiro de 2002, Klever foi vice-campeão na categoria e oitavo na classificação geral, o melhor resultado do Brasil entre os carros.
Nos caminhões, André Azevedo competirá ao lado dos tchecos Tomas Tomecek e Mira Martinec com um Tatra, fabricado na República Checa. Há cinco anos André busca o título na categoria caminhões. Em 2000, ele terminou em terceiro lugar na geral e em 2001 ficou em quarto. Na última competição, um problema mecânico no Tatra adiou o sonho da vitória.
Jean Azevedo, irmão de André, correrá com uma moto KTM 660 na categoria production, em que tentará o bicampeonato. O piloto paulista voltou para a equipe Petrobras Lubrax este ano e tem planos de ficar entre os dez primeiros na geral.
Mas antes de partirem para a corrida no deserto africano, os brasileiros farão na terça as verificações técnicas e administrativas no Parque Chanot, em Marselha. Carro, caminhão e moto serão checados pela organização, que vai determinar se estão dentro do regulamento.
Continua depois da publicidade