Quatro bares de Florianópolis foram interditados na noite de sábado (21) por descumprirem medidas sanitárias impostas pelo governo de combate a propagação da Covid-19. A ação foi realizada de forma conjunta entre a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os estabelecimentos, localizados nos bairros Rio Tavares e Campeche, no Sul da Ilha, e Centro, foram notificados por volta das 23h30. Entre as medidas que não foram atendidas, conforme a Guarda, estariam o uso incorreto de máscaras, a não disposição de álcool, desrespeito ao distanciamento social e aglomeração de pessoas.

Os estabelecimentos agora têm o prazo de 15 dias para apresentarem defesa. De acordo com a Vigilância Sanitária, os bares interditados responderão processo administrativo por infração sanitária. Durante sete dias, devem permanecer fechados. 

Regras no estado

De acordo com a portaria 694/2021, só é permitido o consumo nas mesas e balcões, tanto na parte interna como na externa dos estabelecimentos, com os clientes sentados.

Também precisa haver a separação entre as mesas no ambiente externo com distância de 1,5 metro em todos os níveis de risco do mapa feito pelo governo catarinense. A norma foi publicada pela Secretaria de Estado da Saúde em junho.

Em Santa Catarina, é obrigatório o uso de máscara em qualquer lugar, seja ele público, privado ou ao ar livre, com exceção do interior das residências. Quem estiver sem a proteção em ambiente fechado fora de espaços domiciliares está sujeito a multa de R$ 500, dobrado o valor em caso de reincidência.

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Indígena morta por Covid-19 em SC recusou vacina por conta da gravidez