Quatro regiões da cidade têm duas a cada três casas com esgoto irregular. O levatamento foi feito pela Companhia Águas de Joinville em vistorias domiciliares feitas entre janeiro e março deste ano. Os números preocupam e dizem respeito aos bairros Bom Retiro, Saguaçu, Costa e Silva e Espinheiros. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

​Dos mais de mil imóveis que passaram pela vistoria, 66% apresentaram irregularidades, sendo as mais comuns: problemas na caixa de gordura, não conexão à rede de esgoto e ligações incorretas da água da chuva na rede coletora.

De acordo com a companhia, as ações de regularização continuam nos bairros e devem seguir também para outras regiões do município. Atualmente, as fiscalizações acontecem em todos os bairros de Joinville que possuem rede coletora de esgoto ativa. 

As ações continuam nos bairros citados, mas também estão sendo feitas em outras regiões. 

Continua depois da publicidade

“Basta o morador entrar em contato com a Águas de Joinville e solicitar a vistoria”, explica a coordenadora de coleta e transporte de esgoto da Companhia, Dalva Schnorrenberger. 

Como solicitar vistoria 

O pedido pode ser feito pelo número (47) 99944-8729 ou gratuitamente pela Central Telefônica 115. O serviço, que não tem custo para o morador, é realizado por profissionais da empresa terceirizada Terra Norte. 

A empresa também faz contato ativo por telefone para agendar as visitas. No caso de prédios residenciais ou comerciais, o síndico também pode entrar em contato com a Águas para fazer o agendamento.

A fiscalização verifica se as ligações das residências à rede coletora estão corretas. As condições das caixas de gordura também são observadas, como localização e dimensionamento correto. O objetivo é combater as ligações irregulares que causam mau cheiro, contaminam o meio ambiente e causam extravasamentos nas ruas e refluxo de esgoto nos imóveis.

Continua depois da publicidade

Caso alguma irregularidade seja encontrada, o morador é orientado a providenciar a correção em até 60 dias e informar à Águas de Joinville. Quem não cumprir as adequações, está sujeito à multa.

Os profissionais precisam entrar no imóvel para realizar a vistoria. As duplas de fiscais vestem camiseta azul e são identificadas com o nome da terceirizada e a escrita “a serviço da Águas de Joinville” nos uniformes e nos carros. Eles também portam crachá com a identificação da companhia. O proprietário ou o locatário precisa estar no imóvel para receber os fiscais. Se não for possível, o morador presente deve ser maior de 18 anos.

Leia também 

Surfista passa por apuros ao ficar à deriva no mar até ser resgatado por helicóptero em SC

Homem desaparece após cair de costão e ser levado pelo mar em São Francisco do Sul

Homem com uniforme do porto é encontrado morto dentro de vala em Itapoá