Até 2015, cerca de 22 mil moradores dos bairros do Abraão, Capoeiras, Vila Aparecida e Monte Cristo, na região continental de Florianópolis, já deverão ter sistema de esgotamento sanitário em suas casas. Pelo menos é o que prevê o contrato que será assinado na tarde desta quinta-feira entre prefeitura, Casan e governo de SC.

Continua depois da publicidade

A ordem de serviço para as obras de implantação da segunda e última etapa do sistema de esgotamento sanitário da região do Continente estão orçadas R$ 12,450 milhões (liberados pelo governo federal via Programa de Aceleração do Crescimento e contrapartida de 5% da Casan). Segundo projeção da Casan, até o início de 2016, a cobertura da rede de coleta e tratamento de esgotos na Capital deve passar de 55% para 75%.

Além da liberação dos recursos, também será assinado convênio entre a Casan e Florianópolis para implantação do programa “Floripa se liga na rede”, que prevê ampliar a fiscalização de esgotos irregulares nas praias da Capital.

A meta é que, até maio de 2014, sejam vistoriados cerca de 40 mil pontos considerados críticos e localizados nas regiões das praias da Daniela, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem Grande, Ingleses e Lagoa da Conceição, abrangendo ainda as localidades do Rio Vermelho e Barra da Lagoa.

Continua depois da publicidade