Um levantamento feito pela Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) revela as profissões que estão em alta no mercado, a maior parte delas na área tecnológica, também voltadas à saúde e qualidade de vida:

Continua depois da publicidade

Analista de compliance: atua nas frentes financeira e jurídica;

Analista de compras: negocia com fornecedores e atua na gestão de matéria-prima;

Analista de desenvolvimento organizacional: responsável por avaliar o desempenho por competências dos colaboradores de uma companhia;

Analista de mídias sociais: coordena a área de comunicação online da empresa;

Continua depois da publicidade

Analista de trade marketing: gere o posicionamento da marca no mercado;

Analista de segurança da informação: cuida dos riscos relacionados aos sistemas de tecnologia e da informação empregados em uma organização;

Analista de SEO: responsável pelo ranqueamento da marca nas ferramentas de busca online;

Biotecnólogo: entre as principais funções está empregar novas tecnologias nos setores químico, ambiental e da área da saúde;

Desenvolvedor: especialista na criação de aplicativos para dispositivos móveis;

Designer UI: responsável pelo design de interface das plataformas digitais;

Designer UX: cuida da parte de navegabilidade de plataformas disponíveis ao usuário, desenvolve ainda soluções inovadoras para usuários de sites e sistema.

Diretor de novos negócios: analisa oportunidades de mercado para desenvolver recursos, produtos e serviços voltados à área de atuação de uma empresa;

Continua depois da publicidade

Especialista em supply chain: realiza o planejamento logístico de uma organização;

Gerontologia: profissional voltado a estudar questões relacionadas ao envelhecimento;

Técnico em mecatrônica: cria equipamentos automatizados para melhoria da eficiência de linhas de produção;

— As áreas do conhecimento estão apontando para áreas empresariais mais focadas às demandas de mercado. A mudança nas formas de comunicação das organizações, mais digitais e por meio da tecnologia, estão exigindo profissionais diferenciados e conectados a esse momento de transformação — analisa Hermínio Kloch, presidente da Ampesc.

Segundo ele, os impactos são percebidos através das demandas que surgem na área de tecnologia, como no desenvolvimento e melhoria das mídias móveis, programadores, especialistas em segurança da informação, entre outros. Também é perceptível o aumento de cursos de curta duração na área para suprir a demanda. O envelhecimento da população e a questão da saúde, do bem-estar e qualidade de vida também estão em alta e, segundo ele, cria oportunidades de carreira em nichos antes deixados de lado, como o cuidado com a população idosa.

Em Joinville e Região, a principal área em ascensão é a da tecnologia, que já emprega cerca de 10 mil pessoas. Segundo especialistas locais numa projeção, se 250 programadores se candidatassem para trabalhar na cidade eles seriam contratados de imediato. No entanto, a falta de qualificação necessária ainda é um desafio a ser vencido.

Continua depois da publicidade

Conforme reportagem do A Notícia, considerando apenas três das maiores empresas do segmento na cidade, Pollux, Neogrid e ContaAzul, são mais de 80 vagas abertas no momento.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Pollux, Andrea Dela Plata, o ‘boom’ das profissões e do próprio interesse na área estão relacionados a imersão cada vez maior das novas tecnologias em nosso dia a dia. “Somos movidos por tecnologia, celular, carro, notebook, máquinas, tudo hoje tem alguma tecnologia embutida”, constata. Ela destaca ainda que muitos dos candidatos a uma vaga na área são instigados pela curiosidade de saber como as coisas funcionam, como criar coisas novas e obter um aprendizado sobre isso. Ainda mais, tem propósito de gerar valor e tornar o mundo melhor.

No local a demanda é crescente por engenheiros mecânicos, elétricos, técnicos em informação e comunicação, programadores, mecatrônicos, especialistas em automação, entre outras. Todas profissões relacionadas ao setor.

— Não basta mais ser uma pessoa tecnicamente capacitada, tem que ter propósito e o DNA da empresa — revela.

Continua depois da publicidade

Para te ajudar a estudar e a aflorar as atitudes que vão fazer a diferença na sua carreira, o AN destaca quatro competências para você ficar atento:

Comunicação

Essa habilidade é cada vez mais valorizada no mundo corporativo atual. Com as interações globais em constante transformação, um profissional que tem facilidade para se relacionar tende a se destacar, até mesmo para poder EXERCER LIDERANÇA. Esteja aberto a interagir, conhecer e a compartilhar conhecimentos, trocar ideias e experiências – o TRABALHO EM EQUIPE está em alta e um profissional comunicativo é peça fundamental para os resultados da organização.

Curiosidade

PESQUISE, conheça o mercado que quer trabalhar. Veja como pensam os profissionais da área, como funciona a cultura da empresa e mais, esteja de olho no todo e não apenas na sua função. Este é um enorme diferencial. Se ainda estiver na faculdade, uma dica é investir nos estágios para ter uma visão além da academia e entender a realidade da empresa ou setor que pretende fazer carreira – os resultados e o APRENDIZADO podem ser fantásticos e, de quebra resultar no seu futuro emprego. Uma das novas ‘vibes’ é o chamado estágio de verão, em que os estudantes deixam a curtição das férias de lado para emergirem nas áreas de interesse.

Comprometimento

Assuma para você o PROPÓSITO da empresa, seu e da sua equipe de trabalho e os alie aos seus próprios objetivos. SEJA PROATIVO, se comprometer com entregas e realizar as metas estabelecidas na organização são essenciais para a evolução corporativa, profissional e pessoal. Abraçar os desafios é sempre válido e bem-visto para quem deseja se tornar um profissional de sucesso.

Continua depois da publicidade

Versatilidade

Agilidade, capacidade técnica e cognitiva, RESPONSABILIDADE e interesse são algumas das atitudes que ajudam a identificar um colaborador multifacetado, perfil cada vez mais buscado entre no mercado. Conhecer cada processo da empresa, mesmo que não esteja diretamente ligado a sua área, pode clarear o seu papel para a conquista geral de resultados. A dica é: PENSE FORA DA CAIXA, conquistas extraordinárias podem surgir a partir dessa atitude.