O dia 20 de abril vai marcar quatro anos da passagem do tornado por Xanxerê, que deixou quatro mortos e um rastro de destruição na cidade. Só que um dos locais destruídos, o ginásio de Esportes Ivo Sguissardi, ainda não teve sua reconstrução concluída.
Continua depois da publicidade
Primeiro houve demora devido a mudanças no projeto original. O Governo Federal liberou R$ 3 milhões para reconstrução. Mas o município decidiu fazer um ginásio maior, com quatro mil metros quadrados, praticamente o dobro do anterior. Com isso o custo passou para 3,7 milhões.
Depois os trabalhos da empresa vencedora da licitação, a Paloma, de Chapecó, também não andaram conforme o previsto. A previsão era inaugurar em maio do ano passado, mas o prazo foi prorrogado por 12 meses.
De acordo com o secretário de Esportes de Xanxerê, Ademir Gasparini, que era prefeito quando ocorreu o tornado, a previsão é inaugurar em maio.
– Queremos inaugurar no dia primeiro ou durante o mês de maio. Tivemos que refazer algumas coisas no acabamento, trocar umas calhas mas estamos em fase final. O piso do ginásio está pronto mas falta o porcelanato em algumas salas. Nossa intenção é transferir a secretaria para o ginásio. Também estamos fazendo um aditivo para melhorar a iluminação, que é de 300 a 400 lúmens e o exigido para transmissões nacionais é de 800 lúmens – disse Gasparini.
Continua depois da publicidade
A intenção é que Xanxerê sedie jogos nacionais de modalidades como futsal e outras. A comunidade, que desde o tornado perdeu o principal ginásio público, também está ansiosa por desfrutar da nova estrutura.