Quase 500 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino de Santa Catarina retomam hoje a rotina escolar. O início do ano letivo será marcado por uma cerimônia às 8h30min na EEB Industrial de Lages. Das 1.064 escolas sob o comando da Secretaria de Estado da Educação (SED), 43 terão o calendário letivo atrasado total ou parcialmente (veja detalhes na tabela ao lado) para conclusão de obras, formação de professores ou são novas unidades que estão se organizando para iniciar atividades.
Continua depois da publicidade
A novidade para 2018 é o aumento do número de escolas com jornada ampliada. Serão 604 unidades com esse perfil, segundo a SED, sendo 334 pertencentes ao Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (com ensino fundamental e médio), 142 inclusas no Programa Ensino Médio Inovador, 61 de ensino fundamental, 37 de ensino médio integrado à educação profissional e 30 pertencentes ao ensino médio em tempo integral.
– Só o ensino médio integral será ampliado de 13 para 30 escolas. Vamos dar continuidade a esse modelo de educação — disse Deschamps, em coletiva de imprensa antes do Carnaval.
Ouça a reportagem de Felipe Reis para a CBN Diário:
Além da rede estadual, as aulas também devem ser retomadas na rede municipal nesta segunda quinzena de fevereiro. Em Florianópolis, por exemplo, o retorno acontecerá na próxima segunda-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a projeção de atendimento no ensino infantil é de 7.126 crianças em creches e 6.634 na pré-escola. Mas esse total pode chegar a 14.670 crianças, já que ainda existem 910 vagas não ocupadas.
Continua depois da publicidade
No ensino fundamental, 17.458 estudantes frequentarão as 36 escolas da prefeitura. Para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), as inscrições ainda estão abertas. No momento, há 978 pessoas que participarão da modalidade de ensino voltada a quem tem 15 anos ou mais, busca se alfabetizar e concluir o ensino fundamental.
No ensino superior, retornam às atividades as universidades do Estado de Santa Catarina (Udesc) nesta quinta-feira e a Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 26.
Cronograma em atraso
As aulas serão adiadas em todas as turmas de 15 escolas e em algumas séries de 28 unidades da rede:
COMEÇAM EM 19 DE FEVEREIRO
- EEB Pedro Bitencourt (Imaruí)
- Monsenhor Vendelino Hoboldt (Itajaí)
- Maria Duarte (Sangão)
- Dayse Werner Salles (Florianópolis)
- Gasparino Zorzi (Campos Novos)
- Anos finais do ensino fundamental da EEB Henrique Estefano Koerich (Palhoça)
- Apenas turmas do ensino médio em tempo integral de 27 escolas:
- Machado de Assis (Timbó Grande), Orlando Bertoli (Presidente Getúlio), Júlia Baleoli Zaniolo e Almirante Barroso (Canoinhas), Benjamim Carvalho de Oliveira (Ipumirim), Nereu Ramos e Elfrida Cristino da Silva (Itajaí), Maria Rita Flor (Bombinhas), Osvaldo Cruz (Rodeio), Attela Jenichem (Indaial), Toneza Cascaes (Orleans), Valmir Omarques Nunes (Bom Retiro), Ruth Lebarbechon (Água Doce), Holando Marcelino Gonçalves e Prof. Heleodoro Borges (Jaraguá do Sul), Flordoardo Cabral e Visconde de Cairu (Lages), Caetano Bez Batti (Urussanga), Coronel Ernesto Bertaso (Chapecó), Cordilheira Alta (Cordilheira Alta), Mater Dolorum (Capinzal), Dom Jaime de Barros Câmara (Florianópolis), Gov. Ivo Silveira (Palhoça), Nereu Ramos (Santo Amaro da Imperatriz), São Vicente (Itapiranga), Eng. Annes Gualberto e Pres. Medici (Joinville)
- Laércio Caldeira de Andrada (São José)
- Cecília Rosa Lopes (São José)
- São Miguel (São Miguel do Oeste)
- Santa Catarina (São Francisco do Sul)
- Raul Bayer Laus (Itajaí)
- Daniela Pereira (Navegantes)
- Higino Pio (Balneário Camboriú)
- Bernardo Schmitz (Jaguaruna)
- Fernando José Cardoso (Gravatal)
- Manoel da Nóbrega (Rio Negrinho)
Continua depois da publicidade
COMEÇAM EM 20 DE FEVEREIRO
COMEÇAM EM 26 DE FEVEREIRO