Quase cinco mil cirurgias oftalmológicas foram realizadas nos primeiros meses do ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Santa Catarina. O aumento desse número é devido a realização de mutirões voltados para procedimentos de catarata e pterígio, em todas as regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Realizadas em ambientes ambulatoriais, geralmente com duração de aproximadamente 40 minutos, as cirurgias em janeiro beneficiaram 1.658 pacientes, seguidos de 3.277 em fevereiro. No mês de março, serão mais 2.551 pacientes que serão atendidos pelas cirurgias, totalizando 7.486 cirurgias até o fim do mês.

Lei da laqueadura completa um ano com crescimento nas cirurgias em SC: “Realizada”

Essas cirurgias são feitas através de uma colaboração da SES com prestadores de serviços, para integrar os procedimentos às rotinas das unidades de saúde. Segundo a pasta, isso evita a dependência exclusiva de mutirões e reduz o tempo de espera dos pacientes.

Continua depois da publicidade

— A nossa meta é estabelecer uma cultura em que esses atendimentos ocorram de maneira contínua, garantindo que os pacientes recebam o tratamento adequado no menor tempo possível — disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Em estado de emergência, SC vacina apenas 12,9% das crianças e adolescentes contra a dengue

Locais de atendimento e cirurgias prioritárias

Durante o mês de março, estão agendados mutirões no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, e no Hospital de Caridade de Jaguaruna, no Sul catarinense. De acordo com a SES, os locais foram escolhidos para descentralizar os serviços e tornar os cuidados oftalmológicos mais acessíveis a diferentes regiões.

Entre as cirurgias prioritárias dos mutirões está a de catarata, responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo. Essa é uma medida que se alinha com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate às principais causas de deficiência visual.

Leia também

Quase 50 mil testes de dengue foram aplicados em Santa Catarina neste ano

Itapoá decreta situação de emergência por conta do aumento de casos de dengue

Joinville recebe pesquisa do Ministério da Saúde para avaliar sequelas da Covid-19