Cerca de 4 mil litros de gás cloro, produto químico altamente tóxico, vazaram na manhã desta quinta-feira (4), em Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, após falha no equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, os socorristas precisaram identificar o número das Organização das Nações Unidas (ONU) no material e procedimento padrão do produto para, em seguida, começar os trabalhos.

Fotos da ocorrência com gás cloro e de Monte Castelo

Conforme os bombeiros, dois cilindros com o produto tóxico foram fechados, mas quase 4 mil litros dele vazaram no local. Os socorristas isolaram a área por 100 metros e deixaram o prédio após finalizar o vazamento. 

Continua depois da publicidade

A Casan, por meio de nota, diz que houve um vazamento considerado pequeno de gás cloro na ETA e que foi contido sem maiores problemas. O vazamento, segundo a companhia, ocorreu após a troca de um aparelho clorador que apresentou defeito.

“A equipe chamou os bombeiros por precaução e foi constatado após inspeção que não houve nenhum impacto no tratamento e nos colaboradores”, diz o comunicado.

O que é o gás cloro

Segundo informações do g1, o gás cloro não é encontrado na natureza, mas sim produzido industrialmente e é muito utilizado na indústria de polímeros, na indústria de papel, de tecido e no tratamento de água. Ele também é muito utilizado em agrotóxicos e pesticidas.

Ao portal, o professor de química do Curso Anglo, Rodrigo Machado, diz que “se o gás for inalado, por exemplo, ele entra em contato com várias substâncias do corpo, com a água, e pode gerar ácidos tóxicos. Isso pode levar à asfixia e até à morte”. 

Continua depois da publicidade

Em inalação de menor concentração, os efeitos são mais leves, mas ainda demandam atenção.

À reportagem do AN, a prefeitura de Monte Castelo disse que não foi notificada sobre o caso.

Leia também

Quem são os pré-candidatos a prefeito de Joinville nas Eleições 2024

Homem é preso por estuprar menino durante cinco anos em Jaraguá do Sul

Como é o navio chinês de 40 milhões de dólares que veio buscar toneladas de soja em porto de SC