Após uma urna eletrônica em Içara, no Litoral Sul de SC, apresentar problemas e levar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) a registrar dezenas de votos em cédulas de papel, cerca de 280 eleitores que haviam votado anteriormente podem ter seus votos anulados. Segundo o TRE, o número representa uma parte mínima do total no Estado e, por isso, o resultado oficial foi divulgado antes de o problema ser resolvido.

Continua depois da publicidade

O tribunal aguarda decisão da Junta Apuradora – uma comissão formada por juízes eleitorais e servidores – para avaliar a questão. Até as 23h, a assessoria do TRE-SC informava que não teria resposta sobre o caso ainda neste domingo.

Segundo o tribunal eleitoral, os 43 votos de papel foram registrados e somados às candidaturas. Às 22h30min de domingo, o site do TRE-SC já informa que “100% dos votos” haviam sido apurados no Estado.

Candidatos e partidos que se sentirem prejudicados com o imprevisto podem entrar com recurso contra o TRE-SC a partir desta segunda-feira. A Junta Apuradora deverá decidir se o painel eleitoral apresentado neste domingo seguirá sem alterações após receber os recursos.

Continua depois da publicidade

Mais notícias

:: Acompanhe todas as notícias sobre as Eleições 2014

:: Raimundo Colombo é reeleito governador de SC

:: Dilma e Aécio disputam 2º turno para presidência da República

São 390 eleitores registrados na Seção 458, na Escola de Educação Básica Tranquilo Pisseti. O TRE-SC não sabe precisar quantos são os votos que podem ser perdidos, mas estima-se que sejam entre 270 e 280. Não é possível calcular a quantidade com mais precisão porque ainda não se sabe o índice de abstenção nesta urna específica.

Técnicos tentam recuperar dados registrados na urna

Os problemas técnicos no equipamento começaram por volta das 15h. A máquina chegou a ser trocada quatro vezes antes de ser decidido pelo voto manual, às 18h. A votação no local só encerrou às 19h10min, duas horas após a expectativa.

Durante a tarde, o presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer afirmou diversas vezes que o problema não afetaria os votos registrados na urna anteriormente. Na noite deste domingo, entretanto, técnicos ainda tentavam, sem sucesso, recuperar as informações gravadas no flash card (memória onde são armazenados os votos e o sistema da urna).

Continua depois da publicidade

Segundo assessoria do TRE-SC, caso os dados não sejam recuperados em Santa Catarina, a memória da urna pode ser enviada, lacrada, à Brasília. Se o problema ainda assim não for resolvido, os votos podem ser anulados. Caso seja possível recuperá-los, entretanto, os votos serão computados posteriormente.

Candidato tenta reunir eleitores para comprovar eleição

Deputado estadual concorrendo à reeleição, Dóia Guglielmi (PSDB) ainda precisa de 37 votos para ser eleito. Esta foi a diferença de entre ele e Dr. Vicente (PSDB), que poderia ser diminuída ou revertida com os votos da Seção 458.

Militantes do candidato e sua coordenção de campanha buscaram o cartório eleitoral de Içara por volta das 21h30min deste domingo. Policiais foram chamados ao local, mas não foram registrados conflitos.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, o último registro de votação manual havia sido nas eleições de 2010. Na época, duas urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas pelo sistema manual de votação em Joinville . Segundo o TRE, foram os únicos casos desse tipo no Estado naquele pleito. Os 408 votos que já tinham sido registrados nas duas urnas eletrônicas foram anulados, porque os equipamentos apresentaram falhas nos flash cards.