O relógio marcava 17h30min dessa quinta-feira quando a luz na casa de José Carlos, na Itoupava Central, saiu. A falta de energia foi reflexo do forte temporal que afetou Blumenau e deixou, por algumas horas, quase 50 mil imóveis no escuro.
Continua depois da publicidade
Apesar do reforço nas equipes, a Celesc não conseguiu restabelecer 100% do serviço até as 15h dessa sexta-feira. Segundo o site da estatal, ainda são 1.536 casas e empresas sem luz por toda a cidade. A maior parte na Itoupavazinha (473), seguida pela Itoupava Central (330).
Sem energia, José Carlos precisou tirar as coisas da geladeira e encontrar uma forma de armazenar as carnes para que não estraguem. Ele aguarda pelo retorno da energia, o que não tem previsão para acontecer, segundo a assessoria de imprensa da Celesc.
Isso porque, de acordo com o setor de comunicação, os problemas ainda não solucionados são em regiões bem espalhadas pela cidade. Mesmo com 20 equipes e seis caminhões nas ruas de Blumenau, a expectativa é de que todo o serviço seja normalizado somente nesse sábado pela manhã.
Para isso, os técnicos devem trabalhar ao longo da madrugada também. A Celesc afirma que muitas árvores atingiram a fiação, além de descargas elétricas que danificaram transformadores.
Continua depois da publicidade