Um total de 9,9% dos estudantes não compareceu para fazer a primeira etapa das provas do vestibular de inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na manhã deste domingo. Dos 8.720 inscritos, 862 alunos faltaram. Entre os candidatos a cursos de graduação à distância, dos 275 inscritos 24 não compareceram, gerando um índice de abstenção de 8,72%.
Continua depois da publicidade
Este número, no entanto, deve aumentar até o fim da tarde, quando ocorre a segunda etapa das provas. De acordo com a coordenadora do vestibular, Rosângela de Souza Machado, essa oscilação entre os dois turnos é normal, porque alguns alunos desistem de continuar no processo seletivo ao avaliar que não tiveram um bom desempenho logo na arrancada.
O índice também é 1,3% mais alto que o vestibular de inverno de 2012, o que também é considerado dentro da normalidade. Para Rosângela, o programa de ações afirmativas, que prevê 20% das vagas para estudantes de escolas públicas e 10% para candidatos negros, ajuda a explicar o aumento dessa média a cada ano.
O índice de abstenção oficial do vestibular deve ser divulgado por volta de 16h30min pela universidade.
Continua depois da publicidade
As provas estão sendo realizadas em oito cidades do Estado. São 34 cursos de graduação diferentes e 1.345 vagas em jogo. Este é o maior número de candidatos já registrado em um processo seletivo de inverno da universidade, segundo a instituição
Pela manhã, os estudantes respondem 50 questões objetivas de múltipla escolha -oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e 14 de Biologia, 14 de Matemática e 14 de Português. À tarde, entre 15h e 19h30min, é a vez de encarar uma redação sobre atualidades e conhecimentos gerais e mais 50 questões de múltipla escolha – 14 em Física e também em Química, além de 11 em História e em Geografia.
O curso mais procurado é o de Engenharia do Petróleo, em Balneário Camboriú, com 21,3 candidatos por vaga. Em segundo lugar está Medicina Veterinária, de Lages, com 18,3 e, em terceiro, o curso de Fisioterapia, em Florianópolis, com 16,2.
Continua depois da publicidade