Antes das 6h da manhã desta quinta-feira (24), um avião pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac. Até o final do ano mais dois carregamentos devem desembarcar no Brasil, totalizando 10,8 milhões de doses. As informações são do G1.

Continua depois da publicidade

> Vacina da Covid-19: veja quais países já começaram a vacinação

> Santa Catarina avalia compra de super-refrigeradores para armazenar vacina da Pfizer nos municípios

A carga recebida nesta véspera de Natal é composta por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, que correspondem a 3,4 milhões de doses e serão envasadas pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam a chegada do material.

Continua depois da publicidade

A eficácia da vacina

A Coronavac tem eficácia superior a 50% e terá o registro pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A divulgação dos dados da fase 3 de testes seria realizada na última quarta-feira (23), porém, a Sinovac Biotech, laboratório chinês que criou a vacina, pediu ao Instituto Butantan, patrocinador do principal estudo da sua fase 3 no mundo, o envio de toda a base de dados.

> Em vídeo, leitores contam como estão se cuidando na pandemia

Os chineses querem unificar e equalizar os dados com os ensaios feitos em outros países, como Turquia e Indonésia, para evitar que índices diferentes sejam divulgados. Apesar do atraso nesta divulgação, o governo de São Paulo afirma que o plano de iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro está mantido.