Você já ouviu falar de networking? Em português, esse termo significa rede de contatos, com um gigante potencial no universo corporativo e profissional. Basicamente, fazer networking trata-se da prática de estabelecer e manter conexões com pessoas que sejam relevantes para a rotina de trabalho, para trocar informações, oportunidades e experiências. Para qualquer área, essa é uma forma eficaz de ampliar o conhecimento e desenvolver relações mutuamente benéficas, que favoreçam profissionalmente todos os envolvidos.
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Hoje, com a força das redes sociais corporativas, o networking tornou-se um termo cada vez mais discutido no universo corporativo. Para trazer mais conhecimento, dicas e insights sobre o assunto, o quarto episódio do CNB Carreiras, um videocast focado nos desafios e oportunidades das carreiras na atualidade, trouxe à tona esse tema. As responsáveis por falar sobre o assunto foram as profissionais da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) Maria Leite, que atua como coordenadora administrativa, e Gabrielle Tadiello Martins, gerente de operações.
Importância do networking
A teia de contatos, chamada de networking, pode abrir portas para novas oportunidades de carreira, parcerias comerciais, colaborações e até mesmo amizades, desempenhando um papel vital no crescimento profissional e pessoal de qualquer indivíduo. É por isso que, segundo Maria, essa estratégia é vista como prioridade na FEPESE como uma vertical de desenvolvimento e crescimento de todos os integrantes da equipe.
Já Gabrielle comenta que a FEPESE adotou um programa chamado ‘Time de Valor’, que busca desenvolver algumas competências entre os integrantes do time, desde o estágio até os cargos de gestão. De acordo com ela, essa bagagem, que envolve uma série de estratégias de comunicação — entre elas, o próprio networking — é fundamental para que os colaboradores tenham um crescimento dentro da empresa, independente do nível de experiência.
— Desenvolvemos essas competências com diversas estratégias, como eventos internos, integrando as pessoas de diversos setores. É importante que todos estejam alinhados com a cultura da empresa, e que tenham o espírito de time, o que é essencial para que possamos alcançar nossos objetivos — reforça Maria.
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Interesse é um diferencial
Independente do cargo ou da área de atuação, networking é uma habilidade que fortalece de forma igualitária todos os envolvidos na discussão. E, para quem quer aplicar essa prática no dia a dia, Gabrielle dá uma dica fundamental: é preciso demonstrar interesse no que o outro tem a falar.
— Ter interesse, atenção plena e buscar o que a pessoa pode te trazer de informação e resultado é fundamental para uma conversa de networking. Também, é importante ter uma troca, interagir sobre as suas próprias aptidões e atuações — reforça.
Maria também oferece uma dica valiosa para quem busca fortalecer os contatos de trabalho. Segundo ela, embora ferramentas como o LinkedIn sejam muito valiosas para fortalecer carreiras, nada substitui a interação presencial. Portanto, cabe aos profissionais dedicarem tempo para as redes digitais de trabalho, mas também manterem o diálogo do “olho no olho”, seja através da participação em eventos, palestras, ou da iniciativa de manter conversas na rotina profissional.
— O pessoal ainda é uma ferramenta muito importante. Então, você conseguir conversar, se desenvolver e mostrar o seu interesse é muito importante para o crescimento pessoal e profissional — comenta.
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Aprendizado e evolução
Para os profissionais que já estão no processo de aprender e aplicar o networking no dia a dia, é necessário saber que não existem erros, mas apenas um processo evolutivo que melhora a cada interação. Sobre isso, Maria destaca que é preciso aprender a evoluir ao longo da carreira, independente do cargo ou do momento do profissional.
— Nós vamos evoluindo ao longo de toda a carreira, e neste contexto, o conhecimento e evolução são sempre válidos. Então, estar disposto e ter abertura traz oportunidades e aprendizados para o profissional, o que ele levará para a vida toda — reforça Maria.
Ela destaca que os profissionais podem estar errando quando se fecham ou evitam estar abertos, ao invés de conversar e terem curiosidade em desenvolver o lado comunicativo nas relações de trabalho. No entanto, segundo Gabrielle, essa dificuldade pode ser enfrentada com treinos, imersões e outras estratégias para desenvolver as habilidades entre os profissionais, gerando assim evolução na parte comportamental e comunicativa.
Para acompanhar todo o debate sobre networking, assista o quarto episódio do CBN Carreiras na íntegra:
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