Estreia neste domingo, às 22h, no HBO, a quarta temporada da série baseada na obra de George R. R. Martin. Serão 10 episódios com exibição simultânea no Brasil e nos EUA. E uma boa notícia: neste primeiro capítulo, as operadoras de TV por assinatura NET, GVT, Oi TV, Sky, Claro TV e Vivo TV terão sinal aberto para todos os assinantes.
Continua depois da publicidade
Quem ainda está surpreso com o Casamento Vermelho, nono e sangrento episódio da terceira temporada, deve se preparar para mais mortes, o que, afinal, já virou marca da série que não poupa nem seus protagonistas. O primeiro capítulo – exibido a repórteres como parte do lançamento da mostra Game of Thrones: The Exhibition, de hoje a quarta-feira, com ingressos esgotados no Rio de Janeiro – sinaliza um ano em que muito do passado virá à tona: um tempo de (mais) vinganças e reviravoltas.
Com investimentos astronômicos tanto em produção quanto em publicidade, Game of Thrones esbanja audiência crescente e é hoje a atração mais vista na HBO. E os números não impressionam somente na TV. Segundo relatório anual do site TorrentFreak, a série foi o programa de TV mais pirateado de 2012 e 2013. Além disso, boa parte dos fãs consomem tudo que se relaciona à trama – um bom exemplo é a própria exposição, que traz elementos usados na produção de todas as temporadas e também passará por cidades como Austin, Cidade do México, Toronto e Belfast.
Vamos, então, ao aguardado primeiro episódio da nova temporada. Assim como em anos anteriores, o capítulo inicial retoma os personagens principais e apresenta alguns dos conflitos da vez, mas sem acontecimentos bombásticos – que não deverão faltar nas próximas semanas. Mas, se você quer passar longe de qualquer spoiler, pule para o último parágrafo.
Estreando na trama, o nobre Oberyn Martell, a Víbora Vermelha, interpretado pelo chileno Pedro Pascal, promete ser um dos destaques desta temporada: imponente, audacioso e conhecido por sua crueldade, ele chega a Porto Real para a festa de casamento do Joffrey (Jack Gleeson) e Margaery Tyrell (Natalie Dormer) e mostra logo a que veio. Já de cara, mete medo nos Lannisters por conta de antigas divergências entre as duas famílias – e em breve poderá ir muito além das ameaças. Mas boa parte dos fãs da série está mesmo é na expectativa quanto aos próximos passos das heroínas Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e Arya Stark (Maisie Williams). À medida que avança com seu exército gigantesco e fiel, a musa platinada percebe que terá o desafio de controlar seus dragões. Enquanto isso, Arya cada vez mais mostra sua força e seu amadurecimento – é uma guerreira moldada pela amargura.
Continua depois da publicidade
Assim como o inverno, a guerra se aproxima, vinda do extremo norte. Jon Snow (Kit Harington), que terminou a temporada anterior gravemente ferido, ressurge recuperado e decidido a alertar a Patrulha da Noite que o Rei-Além-da-Muralha, Mance Rayder (Ciarán Hinds), planeja atacar com seus selvagens.
O ponto fraco da reestreia fica por conta do estranhamento devido à troca do ator que interpreta o guerreiro Daario Naharis, que se juntou ao exército de Daenerys, por quem se mostra interessado: Ed Skrein deixou o elenco e foi substituído por Michiel Huisman. Mas nada que prejudique o andamento da trama.
Fãs comentam o que esperar da quarta temporada:
As pistas nos livros
Carlos André Moreira
Nem sempre a série de TV segue de perto o que está estabelecido nos livros de George R.R. Martin. Por exemplo: a longa busca de Daenerys por seus dragões inexiste nos livros. Em algum momento no futuro, não está descartado pela produção do programa rumar para o fim da história sem esperar por Martin, que vem laboriosamente publicando a saga desde 1996 e não terminou os dois últimos volumes. Ainda assim, a leitura dos longos romances serve como roteiro para o que vem por aí.
Sendo assim, o que esperar para este ano? Um novo casamento, tão marcante pelos motivos errados quanto o célebre “casamento vermelho”. Um desdobramento inimaginável dos crimes do mesmo casamento vermelho. Um conspirador perigoso revelando suas surpreendentes motivações. Uma viagem a novas terras até então só mencionadas. Mais a apresentação de pelo menos umas três personagens importantes que até agora não haviam dado as caras. E Tyrion no fio da navalha, como sempre.
Continua depois da publicidade
Ah, sim, e finalmente alguém mais além da Patrulha da Noite tomará conhecimento do perigo representado pelos “caminhantes brancos”.
Confira quais são os personagens favoritos dos fãs:
*A repórter Claudia Lawisch viajou para o Rio de Janeiro a convite do HBO
Colaborou: Douglas Roehrs