Depois do trágico epílogo da última temporada, tudo o que os fãs de Downton Abbey esperavam dos episódios seguintes era a calma de um almoço de sábado no campo – com muito champagne e talheres de prata, obviamente. Afinal, ninguém vê essa série britânica para sofrer ou levar sustos. Vamos ser honestos: continuamos acompanhando o dia a dia da família de Lord Grantham não porque o enredo é arrebatador, mas simplesmente porque não resistimos ao charme da aristocracia britânica e a tudo que a cerca. Hábitos, etiqueta, figurino, talheres e até o ar esnobe do labrador da família nos lembram que esse é um mundo que não existe mais – mas, talvez por isso mesmo, a gente gosta de espiar.
Continua depois da publicidade
A quarta temporada do seriado, que estreia no GNT no próximo dia 10 de abril, começa no inverno de 1922. Lady Mary Crawley (Michelle Dockery), ainda de luto seis meses após a morte do marido em um acidente de carro, parece ter perdido o interesse por tudo, inclusive pelo filho, o bebê George. Com a morte de Matthew, Lord Grantham (Hugh Bonneville) e Branson (Allen Leech) disputam a administração da propriedade e lutam para pagar suas dívidas. Branson, por sua vez, vai tentar convencer Mary de que Downton Abbey corre perigo se ela não deixar o luto para trás e arregaçar as mãos para trabalhar. E como a fila em geral anda, ainda nesta temporada Mary vai conhecer dois pretendentes que estão esperando a fila marchar.
Para quem adorou a participação de Shirley McLaine como a mãe de Cora (Elizabeth McGovern), a boa notícia é que ela volta no final da temporada, acompanhada do filho Harold, vivido pelo talentoso Paul Giamatti. Outra participação especial da temporada é a da cantora lírica Kiri Te Kanawa, que interpreta a cantora australiana Nellie Melba, contratada para se apresentar em uma festa na casa. Apesar da fama estelar da cantora, o mordomo considera a artista sem o gabarito necessário para sentar-se à mesa com lordes e ladies e propõe que ela jante com os empregados no andar de baixo – para abissal constrangimento de Lady Cora, que já percebe que o mundo, mesmo em Downton Abbey, está mudando.
A quinta temporada da série estreia em setembro no Reino Unido.
Continua depois da publicidade