Com a trégua das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina os últimos dias, prefeituras começam a atuar nos pontos mais atingidos por alagamentos e deslizamento. Na manhã desta quarta-feira (21), equipes dos municípios de Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí e Camboriú, por exemplo, fazem vistorias de áreas de risco, drenagem de pontos alagados e a limpeza das ruas.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil da Capital, os trabalhos estão concentrados principalmente no Sul da Ilha, um dos pontos mais afetados pelas chuvas. Na SC-405, no Rio Tavares, por exemplo, equipes monitoram pontos que ainda têm alagamentos. A via, no entanto, está com o trânsito liberado.
Também está em avaliação a situação na SC-401, que teve uma das vias interditadas no final da tarde de terça-feira (20), por conta do risco de deslizamento.
Praia alargada de Balneário Camboriú é castigada pelas chuvas; veja fotos
Continua depois da publicidade
Com o tempo instável e períodos de abertura de sol, a Defesa Civil faz a drenagem dos locais alagados. Entre os bairros com pontos de alagamento em vias públicas estão: Rio Vermelho, Rio Tavares, Ingleses, Córrego Grande, Campeche, Santinho, Ribeirão da Ilha, Vargem do Bom Jesus, Lagoa da Conceição e Canasvieiras.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, os trabalhos de recuperação emergencial continuarão até o fim da semana e, se necessário, nos dias seguintes.
Florianópolis foi uma das cidades mais afetadas pela precipitação em Santa Catarina, com registro de 303 milímetros de chuva em 48 horas, segundo dados da Epagri/Ciram. O volume é mais que o dobro esperado para todo o mês de dezembro.
Até a noite de terça-feira (20), 40 casas foram interditadas de forma parcial ou totalmente pelo órgão por conta de deslizamentos e alagamentos. Em uma segunda etapa, os donos dos imóveis receberão um laudo com as orientações que devem ser adotadas assim que a chuva parar.
Continua depois da publicidade
Cerca de 1.600 pessoas estão desalojadas por consequências da chuva e buscaram abrigo na casa de parentes ou vizinhos de forma provisória, de acordo com a prefeitura da Capital. Além disso, pelo menos 15 moradores da cidade ficaram desabrigados e foram recebidos em um hotel disponibilizado pelo poder público.
Cidades do Litoral Norte fazem limpeza das ruas
Os municípios do Litoral Norte também fazem uma força-tarefa para recuperar os estragos causados pelas chuvas do início da semana. Em Balneário Camboriú, por exemplo, funcionários da prefeitura trabalham na limpeza das ruas próximas à Praia Central, que amanheceu com buracos e entulhos na faixa de areia nesta manhã.
Já em Camboriú, o trabalho é concentrado no recolhimento de lixos e entulhos, além do corte de árvores caídas.
Também foram registradas ocorrências em pelo menos seis municípios: Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Itajaí.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tem 131 desabrigados
Pelo menos outros seis municípios catarinenses registraram alagamentos, enxurradas e deslizamentos por conta das chuvas nas últimas 72 horas. Segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado, 131 pessoas estão desabrigadas e 55 estão desalojadas nos municípios de Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú.
Duas adolescentes, de 15 e 17 anos, morreram soterradas na manhã desta terça (20) em Camboriú, no Litoral Norte. As vítimas eram primas e estavam dormindo em uma casa na região do bairro Monte Alegre no momento do deslizamento de terra.
Até o momento, apenas os municípios de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú emitiram decretos de situação de emergência, segundo informe dos Regionais da Defesa Civil.
Leia também
Chuva em SC deixa mortos, desabrigados e rodovias bloqueadas; siga em tempo real
Moradores de bairro em Florianópolis improvisam tapumes pra evitar lama: “Cena de guerra”
Continua depois da publicidade
Falta de drenagem para água de chuva agrava alagamentos em SC