A aquisição de câmeras e botões do pânico para escolas e creches municipais de Blumenau vai custar R$ 612 mil aos cofres da prefeitura. O resultado da licitação com a empresa vencedora, a Coringa Comércio e Representações de Equipamentos Eletrônicos de Segurança, foi homologado nesta segunda-feira (10).

Continua depois da publicidade

Entretanto, ainda não há prazo para quando aparelhos vão começar a funcionar.

Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a partir de agora será formulado o contrato com a empresa de São José, na Grande Florianópolis, estabelecendo os prazos para instalação e operacionalização dos equipamentos. O contrato com a Coringa é de 12 meses.

Serão 220 câmeras instaladas em 128 unidades de ensino, incluindo creches e escolas. O sistema será integrado à Polícia Militar e à Central de Controle Operacional da prefeitura.

Continua depois da publicidade

O protocolo de acionamento do botão de pânico, por sua vez, estará previsto no plano de contingência desenvolvido pela Defesa Civil. A expectativa é que o documento fique pronto entre o fim de julho e começo de agosto.

As medidas fazem parte das ações do governo após o ataque à Creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, quando quatro crianças foram mortas em abril em virtude de uma invasão. Desde então a prefeitura de Blumenau também contratou seguranças armados para todas as unidades de ensino da rede pública municipal e também iniciou reforço no cercamento das creches e escolas.