O Oscar, oficialmente conhecido como “Academy Awards”, é uma premiação anual que reconhece os maiores nomes da indústria cinematográfica pelo mundo. Fundado em Los Angeles em 1927, a premiação reconhece diferentes categorias, desde Melhor Ator e Melhor Filme, até Melhor Montagem e Melhor Canção Original. Porém, todos os vencedores de todas as categorias compartilham algo em comum: a cobiçada estatueta do Oscar.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Existem diferentes versões para o nome dado à estatueta, que oficialmente leva o nome de “Prêmio de Mérito da Academia”. Uma das versões mais conhecidas é a de que Margaret Herrick, diretora executiva do prêmio na década de 30, teria apelidado o troféu de “Oscar” pela semelhança com o seu tio de mesmo nome.
Existem outras versões para esse história, mas afinal, de que material é feito um dos prêmios mais cobiçados do mundo, e quanto ele realmente custa?
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o Oscar na galeria de imagens
De qual material é feito um Oscar?
Surpreendentemente, o material usado para a confecção dos troféus é feito com a mesma tecnologia usada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) para os seus aparelhos. A empresa responsável pela confecção das estatuetas é a Epner Technology, que o produz com uma mistura de britânio, cobre, estanho e antimônio para fazer a base, que é então banhada com ouro 24 quilates.
Quanto custa um Oscar?
O preço de cada estatueta é impressionante. Em 1950, a Academia introduziu uma lei em que tornou proibida a venda dos Oscars. O preço cobrado por cada troféu é o de $1 dólar, já que se alguém não quiser mais manter a sua estatueta, deve revendê-la apenas para a Academia por esse valor.
Continua depois da publicidade