Há cinco dias do primeiro turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (7), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Ricardo Roesler, alerta para que as pessoas evitem chegar nos locais de votação em cima da hora, o que poderá gerar filas pouco antes de 17h, horário previsto para o fechamento das urnas.

Continua depois da publicidade

– Por causa do elevado número de candidatos (serão seis a serem escolhidos, ao todo), o eleitor deve chegar cedo na sua seção. Quanto antes votar melhor, para evitar o transtorno de grandes filas – disse o presidente do TRE-SC, em entrevista ao Notícia na Manhã.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tempo médio para votar no primeiro turno deve ser de 1 minuto e 14 segundos. A orientação é levar uma “cola” de casa, com os números dos candidatos anotados. Nas seções, serão disponibilizados pequenos papéis com a sequência de votação que o eleitor vai encontrar na urna eletrônica – deputado federal, deputado estadual, os dois senadores, governador e presidente.

Ouça a entrevista com o desembargador Ricardo Roesler, presidente do TRE-SC:

Continua depois da publicidade