A cada quatro anos o mundo vira o olhar para um determinado país e vê a história sendo escrita. Esse é o tamanho dos Jogos Olímpicos atualmente. Inspirado em um evento clássico da Grécia Antiga, mas repaginado com novos esportes e sendo o sonho de atletas mundo afora, o evento mantém sua raiz de promover o congraçamento dos povos.
Continua depois da publicidade
Então para você, seja fã de esportes ou não, que quer saber a história dos Jogos Olímpicos na Era Moderna, prossiga a leitura. Assim, você vai descobrir, por exemplo, quantas edições de Olimpíadas já foram realizadas e muito mais.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Edições marcantes das Olimpíadas
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a história das Olimpíadas
Primeiramente, vamos lembrar brevemente das Olimpíadas da Grécia Antiga. De acordo com um artigo do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, as Olimpíadas gregas iniciaram-se em 776 A.C. e só os homens nascidos nas Cidades Estado gregas podiam participar. O evento ocorria em Olímpia e era uma trégua das disputas entre os povos. Corridas, lutas e esportes com cavalos eram disputados.
Depois disso, os eventos ficaram apenas nos livros de história. Até que no final do Século XIX retornaram. De acordo com um artigo da educadora física Kátia Rubro, a ideia começou em 1892 quando o francês Pierre de Coubertin tornou pública sua vontade de trazer de volta os jogos olímpicos. Então, quatro anos depois, em 1896, foram realizadas as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.
Portanto, a edição de Paris 2024 será a 30ª Olimpíada de Verão. A título de curiosidade, as edições de 1916, 1940 e 1944 não foram realizadas por contas da 1ª e da 2ª Guerra Mundial.
Continua depois da publicidade
Modalidades olímpicas consideradas mais importantes
Algumas modalidades estão nas olimpíadas desde sua versão clássica, como o atletismo e algumas lutas como a greco-romana. Ao passo que ciclismo, esgrima, natação, halterofilismo e ginástica estavam na edição inicial da era moderna em 1896. Um fato curioso é que o futebol masculino adentrou nos Jogos Olímpicos em 1900. E até que a Copa do Mundo fosse criada, esse era o principal evento de seleções do esporte bretão. Tanto que o Uruguai quer que a Fifa os reconheça como tetra campeões mundiais, somando as copas e as medalhas de ouro olímpicas na década de 20.
Já que é um evento grande e que mobiliza o mundo todo, algumas edições tiveram efeitos não só na história mas também na política contemporânea. Saiba mais sobre algumas das edições marcantes.
Berlim, 1936
A edição ficou marcada pois foi feita na capital alemã durante o auge do período nazista. Portanto, além de ter sido muito marcada por propagandas do regime, era uma forma de Adolf Hitler provar a “superioridade” dos alemães. Ele só não contava com a astúcia de Jesse Owens, atleta negro que venceu os 100m e 200m rasos em sua frente, deixando, assim, um grande recado ao ditador;
Continua depois da publicidade
Tóquio, 1964
A edição realizada na capital do Japão, por outro lado, representou uma virada de página. Isto pois foi o primeiro grande evento no local depois da 2ª Guerra Mundial, mostrando assim a resiliência de um povo que havia sido vítima de dois bombardeios atômicos;
Moscou, 1980 e Los Angeles, 1984
No auge da Guerra Fria, com o mundo dividido entre duas potências, duas edições seguidas foram marcadas por boicotes. Primeiramente, a delegação dos Estados Unidos boicotou a edição de Moscou em 1980 sob a justificativa da invasão do Afeganistão por parte da União Soviética. Em seguida, o bloco soviético boicotou a edição de Los Angeles em 1984, dizendo que temia pela segurança dos atletas em solo americano.
Leia também
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris