No mundo acelerado que vivemos, novas preocupações parecem estar sempre nos esperando. Enquanto episódios ocasionais de ansiedade são uma parte natural da experiência humana, para alguns, essa apreensão se torna uma companhia constante, que se sobrepõe a cada pensamento e ação.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Este estado persistente de preocupação pode ser mais do que apenas uma fase passageira; pode ser indicativo de um problema mais profundo conhecido como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Continua depois da publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, aproximadamente 5,7% dos adultos no país lidam com essa condição, onde as preocupações cotidianas que a maioria das pessoas navega com facilidade se tornam obstáculos complexos, aprisionando indivíduos em um ciclo de medo e agitação.

Como saber se eu tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, indicou que pessoas com transtorno de ansiedade generalizada não conseguem se livrar da sensação de que algo ruim vai acontecer e que não estarão preparadas. Elas podem se preocupar excessivamente com a possibilidade de perder uma consulta, um emprego ou sofrer um acidente. Algumas pessoas até se preocupam com o fato de estarem preocupadas demais.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada

Continua depois da publicidade

Fotos: Banco de imagens

É importante ressaltar que somente o seu médico pode determinar se você atende aos critérios para o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Se você acredita que pode ter essa condição, não hesite em procurar ajuda médica. Existem muitos tratamentos diferentes que podem aliviar o desconforto muito real desta condição.

Sintomas físicos também são comuns e podem incluir:

  • Coração acelerado
  • Boca seca
  • Desconforto estomacal
  • Suor excessivo
  • Tremores

Tratamento da ansiedade

Se você tem transtorno de ansiedade generalizada, um médico pode discutir algumas opções de tratamento. Para algumas pessoas, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar. A TCC ajuda as pessoas a reconhecer quando estão interpretando eventos de forma equivocada, exagerando dificuldades ou fazendo suposições desnecessariamente pessimistas, e oferece novas maneiras de responder a situações que provocam ansiedade.

Continua depois da publicidade

Alguns medicamentos comuns incluem antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou inibidores duais da recaptação da serotonina e noradrenalina. Esses medicamentos demoram mais para fazer efeito do que os medicamentos tradicionais para ansiedade, mas também podem proporcionar um alívio maior dos sintomas ao longo do tempo.

Leia também

Veja os melhores remédios para tratar ansiedade

Curtir um dia de praia realmente faz bem para a saúde, segunda a ciência