França e Argentina fazem a final da Copa do Mundo do Catar 2022 neste domingo (18) com as duas seleções brigando pelo tricampeonato. A final inédita põe frente a frente equipes com o mesmo número de títulos, mas em situações opostas em relação às últimas vezes em que se sagraram campeãs. Para a França, a lembrança da última taça ainda está fresca, enquanto a Argentina amarga um jejum incômodo.
Continua depois da publicidade
Campeão da Copa do Mundo vai faturar mais de R$ 200 milhões; veja as premiações
Receba notícias do DC via Telegram
A última vez que a França foi campeã da Copa do Mundo foi justamente na última edição do Mundial, na Rússia, em 2018. Após uma campanha com destaques como o volante Kante e o atacante prodígio Mbappé, os blues ergueram a taça após vencer a Croácia na decisão, por 4 a 2.
Antes disso, a França havia sido campeã pela primeira vez na Copa do Mundo de 1998, disputada justamente na França. Na decisão, o time liderado pelo craque Zidane venceu o Brasil por 3 a 0, em jogo que ficou na memória dos torcedores brasileiros.
Continua depois da publicidade
Títulos mundiais da França
2018 — Copa do Mundo da Rússia
Final: França 4 x 2 Croácia
1998 — Copa do Mundo da França
Final: França 3 x 0 Brasil
Você lembra? Veja onde estão os jogadores finalistas da França na Copa do Mundo de 2018
Argentina não conquista Copa desde 1986
Já a Argentina foi campeã da Copa do Mundo pela última vez há 36 anos. Na Copa do Mundo de 1986, disputada no México, os nossos rivais foram campeões após vencer a Alemanha Ocidental na decisão, por 3 a 2.
O grande destaque daquela edição foi Diego Armando Maradona. O camisa 10 liderou a equipe argentina com direito a uma atuação histórica nas quartas de final, contra a Inglaterra. Maradona fez dois gols naquela partida. Um em que arrancou do meio-campo, driblando praticamente todo o time inglês, e outro em que desviou um cruzamento com a mão esquerda, e a arbitragem validou o gol. Questionado em entrevista após o jogo se havia tocado a mão na bola, o craque disse ter sido “la mano de Diós (a mão de Deus)”.
Depois de 1986, a Argentina não conquistou mais o título, mas por duas vezes chegou muito perto. Em 1990, em uma revanche da edição anterior, a Argentina perdeu a decisão para a Alemanha. Em 2014, na Copa disputada no Brasil, os argentinos chegaram novamente à decisão liderados por Lionel Messi. No entanto, perderam a final novamente para a Alemanha.
O primeiro título da Argentina ocorreu na Copa de 1978, disputada em casa, em um período de ditadura militar no país. Na final, a Argentina venceu a Holanda por 3 a 1. O destaque do time foi o atacante Mário Kempes.
Continua depois da publicidade
Títulos mundiais da Argentina
1986 — Copa do Mundo do México
Final: Argentina 3 x 2 Alemanha Ocidental
1978 — Copa do Mundo da Argentina
Final: Argentina 3 x 1 Holanda (placar da prorrogação)
Leia também
Fifa anuncia Mundial de Clubes com 32 equipes a partir de 2025
Veja os uniformes que Argentina e França usarão na final da Copa do Mundo