A Black Friday é muito aguardada pelos consumidores no mundo todo pelos grandes descontos em produtos variados. A data geralmente acontece na última sexta-feira de novembro. O evento acontece no país desde 2010, mas tem origem estrangeira.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O NSC Total preparou um guia com as informações básicas sobre a Black Friday no Brasil.

Você vai encontrar nesta reportagem:

Continua depois da publicidade

O que é a Black Friday

A Black Friday é uma data comercial que oferece descontos e promoções especiais. Neste dia, smartphones, eletrodomésticos, roupas e até passagens aéreas podem ser encontrados com preços atrativos.

Saiba como evitar golpes na Black Friday e comprar com segurança na internet

Quando acontece a Black Friday em 2022

Neste ano, a Black Friday acontece em 25 de novembro, última sexta-feira do mês, como é de costume. O momento marca o início das vendas para o feriado de Natal. Nos Estados Unidos, a data sempre acontece um dia após o feriado de Ação de Graças.

Mesmo com um dia marcado, algumas promoções podem começar antes no Brasil. É comum que estabelecimentos façam um “esquenta” para a data assim que o mês começa. Já outras lojas optam por fazer uma semana com descontos especiais. Para saber se o que você está procurando já está em promoção, é necessário verificar com a empresa do produto.

Onde acontece a Black Friday

Atualmente os descontos da Black Friday podem estar tanto nos sites, quanto nas lojas físicas. Assim, é possível comprar em promoção produtos de outros estados e até países. Cada estabelecimento decide como e se irá realizar ofertas na data.

Continua depois da publicidade

Expectativa de vendas na Black Friday em SC cresce com Copa do Mundo e 13º salário

Como surgiu a Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de limpar os estoques das lojas físicas. A data sempre acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que sempre é na última quarta e quinta-feira de novembro.

Com o sucesso internacional, outros países começaram a adotar a estratégia comercial, entre eles, o Brasil. Em 2010, algumas lojas começaram a realizar descontos, e, a partir de 2012, virou um costume no país. Inicialmente, as vendas eram predominantemente on-line, mas conforme o comércio foi aderindo à tendência, os produtos das sedes físicas também entraram em promoção.

Leia também:

Joinvilense Leticia Ouro conquista medalha de ouro e bate recorde no JASC; veja o salto

Governo de SC muda expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Casamento às Cegas Brasil: 2º temporada ganha nova data de estreia