A Black Friday é tradicionalmente realizada no mês de novembro e nesse período é bastante comum a concessão de descontos por parte de empresas dos mais variados setores.

Continua depois da publicidade

A data é de grande expectativa por parte do comércio, devido ao aumento do número de vendas nesse período. Em 2020, o evento deve ser bastante diferente devido a pandemia do Coronavírus. Mais empresas tendem a apostar nas vendas no ambiente on-line para driblar a atual crise.

Quando será a Black Friday em 2020?

A Black Friday acontece na última sexta de novembro. Dessa maneira, neste ano, o evento acontecerá em 27 de novembro. Vale destacar que o evento acontece sempre na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos.

> Black Friday: 10 dicas para vender mais na data

Quais são as expectativas de vendas neste ano?

Apesar da atual pandemia, há uma expectativa de alta do número de vendas na Black Friday. Isso porque, essa data é tradicionalmente aguardada pelos lojistas devido ao alto número de vendas e, principalmente, pelos consumidores por causa do baixo preço oferecido em uma ampla linha de produtos. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para economizarem.

Continua depois da publicidade

Em 2020, há uma tendência de aumento na procura e da demanda nas lojas virtuais ou nos e-commerces. Essa questão tende a acontecer por causa das regras de isolamento social, pois fazer as compras pela internet tornou-se uma opção mais segura para o momento.

Desde 2010, a data tem registrado ótimos resultados no Brasil. No último ano, a situação não foi diferente. Se considerarmos apenas o varejo on-line brasileiro, o faturamento foi de R$ 3,2 bilhões de acordo com o levantamento da Ebit. Isso representou um crescimento de 23,6% nas vendas em relação ao mesmo período de 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

> Como saber se seu CPF está irregular e como regularizar o documento

O que esperar das ofertas?

Por causa da pandemia do Coronavírus, muitas empresas têm enfrentado dificuldades para se manter no mercado. Segundo levantamento feito pelo IBGE, mais de 700 mil empresas fecharam as portas por conta da COVID-19.

Por outro lado, outras organizações conseguiram se adaptar a esse novo cenário e estão apostando nas lojas on-line. Para este ano, há uma tendência de aumento do número de ofertas no ambiente virtual. Nesse contexto, os e-commerces tendem a sair ganhando nesse cenário.

Continua depois da publicidade

Lojas farão promoções de Black friday
Lojas farão promoções de Black friday (Foto: Unsplash)

Quais as promoções que se deve desconfiar?

Na Black Friday costuma-se ter um ambiente na qual é favorável às ofertas que apresentam ou que apenas tem a aparência de demonstrar preços reduzidos. No entanto, há algumas propagandas enganosas. Nesse contexto é muito importante saber identificar essas questões para que seja possível aproveitar de fato os descontos concedidos nesse período.

> Saiba como se proteger do golpe do Whatsapp, crime virtual que tem feito vítimas em SC

Agora, é comum surgir a seguinte dúvida: como saber quais são as promoções enganosas? Por meio de alguns passos ou de algumas pistas é possível verificar se as ofertas são, de fato, atrativas.

Preços muito reduzidos

Caso encontre algum produto com preço muito abaixo em relação ao praticado no mercado, vale considerar que a situação pode ser um bug ou mesmo equívoco do site, mesmo se tratando de uma loja confiável.

Nessa situação, caso o lojista consiga comprovar que o valor fora da realidade foi fruto de algum equívoco, a compra poderá ser rejeitada sem nenhum ônus para o cliente.

Continua depois da publicidade

Produto pela metade do dobro

Essa artimanha é bastante conhecida, contudo, ainda tem potencial de pegar pessoas desatentas. É bastante comum que nas semanas que antecedem a Black Friday, algumas empresas decidam aumentar os preços somente para derrubá-los na promoção, dando a impressão que estão ofertando grandes descontos. No entanto, as empresas estão apenas vendendo o produto pelo valor real de mercado.

A melhor dica para evitar cair nesse truque é fazer o monitoramento dos preços nos sites das lojas virtuais nas semanas que antecedem a data e também na semana da Black Friday.

> Black Friday: dicas e cuidados para aproveitar promoções e evitar problemas

Frete mais caro do que o produto

No momento da Black Friday, o cliente pode encontrar um anúncio de um produto que interessa, ver que o site é real e confiável e ir seguindo na página até a confirmação da compra. Porém, o frete é mais caro do que o produto. Muitas vezes, o usuário só percebe o valor pago após a efetuação, o que pode tornar o preço final maior do que seria fora da promoção.

Neste momento, é fundamental verificar o valor total da compra e não só o preço do produto ou mercadoria. Antes de comprar, simule o valor do frete para o seu endereço e compare os totais (produto mais o frete) de várias lojas.

Continua depois da publicidade

Promoções que pedem dados antes da compra

Alguns criminosos podem aproveitar da Black Friday como uma oportunidade na busca de dados dos usuários. Uma estratégia frequente são os ataques do tipo phishing. Nessa situação, criminosos desenvolvem sites e promoções falsas com preços atrativos somente com o objetivo de roubar dados.

É muito importante desconfiar de qualquer promoção que antes de adicionar o produto no carrinho pede dados como CPF, informações bancárias círculo endereço de e-mail e principalmente algumas de suas senhas.

Nessa situação, o golpista está somente pescando dados de consumidores desatentos. Vale destacar que as informações colhidas nesses ataques podem ser usadas para criação de perfis falsos no ambiente online de contratar empréstimos o nome da vítima além de outras formas de desenvolver no indivíduo em ações criminosas ou mesmo diferentes tipos de golpe.

Você pode se interessar:

> Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

> Cacetinho, pão de trigo, francês: conheça curiosidades sobre o pão

> Multidão invade shopping em Itajaí para Black Friday; veja o vídeo