O outono de 2021 vai começar neste ano, oficialmente, em 20 de março, às 6h38, pelo horário de Brasília. Esta estação do ano é tida como uma etapa de transição entre o verão, época com temperaturas mais altas, e o inverno, tradicionalmente mais frio. O outono se estende até o dia 21 de junho de 2021, às 00h32.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
“Passa o inverno, chega o verão. No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal”. Os versos da música da dupla Sandy e Junior, intitulada As Quatro Estações, descreve bem a movimentação dos períodos do ano divididos de acordo com suas características climáticas.
Saiba mais sobre as características do outono
Sempre que a palavra outono vem à nossa mente, a primeira ideia que vem à cabeça é o cair das folhas das árvores. Mas, além desta peculiaridade bem importante, esta estação do ano tem outras características tão ou mais interessantes.
Os fatores que marcam a passagem do outono são mais evidenciados nas regiões de clima temperado e subtropical. Você sabia que no clima próprio desta estação, a queda das folhas, por exemplo, acontece somente nas plantas caducifólias?
Continua depois da publicidade
É fato. A classificação caducifólia é dada às vegetações que perdem as folhas e fazem com que muita gente possa pensar até que elas estão mortas ou passando por alguma doença. Mas não. Trata-se apenas de uma preparação toda especial para o inverno e que se repete anualmente.
O exemplo mais famoso de uma planta caducifólia, também chamada de caduca, é a árvore Maple, símbolo do Canadá. Vale lembrar que no Brasil, a mesma árvore tem outro nome: Bordo.
No maior país das américas, a folha da Maple está não somente na sua respectiva bandeira, como estampada em camisetas, chaveiros e demais produtos turísticos. É um verdadeiro orgulho nacional canadense.
Outra manifestação da natureza durante o outono é que os frutos de muitas plantas frutíferas amadurecem nessa época do ano. Vem daí esta época ter também a fama de estação das frutas.
Continua depois da publicidade

Um espetáculo da natureza em Santa Catarina
Na estação das frutas, é possível observar a colheita de diversas espécies. Em tempos sem pandemias, há festas e eventos relacionados a isso. É uma época em que é celebrada a chegada de delícias naturais e saudáveis, ricas em vitaminas, antioxidantes e boas fontes de energia.
Frutas como banana, figo, goiaba, mamão, manga, caqui, abacate, graviola, coco, kiwi, limão, laranja, pera, maçã e uva são colhidas durante o outono ou em parte dele. Um bom exemplo disso na região sul do Brasil é o que ocorre com as maçãs em Fraiburgo, no meio-oeste catarinense. O município é o segundo maior produtor da fruta, atrás apenas de São Joaquim.
A cidade é batizada como a Terra da Maçã. A região toda é produtora de maçã e recebe grande número de turistas por conta deste atrativo. Quem visita este pedaço do País, o Vale do Contestado, tem o privilégio de escolher e colher a fruta diretamente do pé pra saborear ali mesmo. O visual é de tirar o chapéu, um espetáculo da natureza.
As árvores ficam repletas da fruta do pecado. Anualmente, a colheita das maçãs vai do final de janeiro até abril. O cultivo da maçã movimenta a economia local. Toda a área urbana da cidade é cercada por pomares que reúnem quase sete milhões de macieiras.
Continua depois da publicidade
Os frutos do outono são vastamente utilizados na gastronomia em geral, tanto na brasileira, quanto na cozinha internacional. A criação e execução de receitas à base de maçãs passa pelos pratos doces e salgados, sobremesas de dar água na boca e sucos nutritivos que aumentam a imunidade e melhoram a saúde de forma geral.
> Frio marca começo do outono em SC; entenda a influência do La Niña
Precisamos falar dos fenômenos equinócio e veranico
No Hemisfério Norte do planeta, o outono tem sua presença mais intensificada. Porém, os chamados equinócios estão presentes nesta época do ano, no Sul e no Norte. Lembrando que sempre que é outono no Hemisfério Norte, é primavera no Hemisfério Sul e vice-versa.
O termo equinócio é relativo ao período em que os dias e as noites estão equilibrados, com quase o mesmo tempo de duração. Trata-se de um fenômeno natural em que o sol está posicionado diretamente na Linha do Equador, de forma retilínea. Esta condição é que propicia dias e noites com cerca de 24 horas.
> Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa
As áreas do planeta que vivenciam o outono no Hemisfério Sul de forma mais acentuada são as que ficam entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Esta é a posição da Zona Temperada do Sul no mapa, área que engloba países africanos, da Oceania e americanos.
Continua depois da publicidade
Em alguns destes países, durante o outono, ocorre também a presença do fenômeno climático conhecido como veranico ou veraneio. No início e meados do mês de maio, as temperaturas aumentam um pouco. É quando a população pode matar um pouco da saudade do verão.
Ainda quanto as características climáticas do outono, os ventos vão aumentando com o passar dos dias, ou seja, vão ficando mais fortes gradativamente, conforme a estação avança. Com a queda das temperaturas, diminui a umidade do ar, tornando o ar mais seco. Geadas e neve podem ser comuns em algumas regiões.
Como aproveitar o show de cores
Com a redução dos raios solares, típica do outono, a incidência dos raios solares nesta época do ano é mais branda. A razão desta ocorrência está no grau de inclinação do eixo de rotação terrestre.
Por isso, a impressão de que o sol está menos quente. É uma boa a oportunidades para passeios ao ar livre já que as caminhadas podem ser feitas de modo mais confortável e prazeroso. Mesmo assim, o uso do protetor solar é indispensável.
Continua depois da publicidade
O gostoso de estar ao ar livre é também poder apreciar o show de cores. O céu ganha diversos tons alaranjados. Sendo que a luz solar já apresenta cores bonitas no céu desde os primeiros minutos do dia. Vale a pena acordar cedo pra ver.
O colorido se repete no final da tarde para saudar o pôr do sol, quando a coloração vermelha é predominante. As nuvens complementam a beleza da paisagem natural.
A variedade de cores dá o tom da transformação e instabilidade, também características do outono. Quando as folhas se espalham pelo chão dos parques e das ruas arborizadas, a contemplação é um ótimo programa. Aproveite pra tirar belas fotos e postar nas redes sociais.
Benefícios dos vegetais e frutas do outono
Comentamos bastante sobre as frutas típicas do outono. Mas o cardápio não se esgota por aí. Nesta estação do ano, há diversas verduras e legumes muito saborosos. Confira a lista e seus respectivos benefícios para a saúde:
Continua depois da publicidade
Repolho: fonte de vitamina C e fibras. Protege o corpo contra o câncer, especialmente o de intestino.
Nabo: rico em cálcio e fósforo. Ajuda no processo de digestão dos alimentos.
Jiló: rico em vitaminas A, B e C. É também fonte de ferro, cálcio e fósforo.
Espinafre: é uma importante fonte de ferro.
Chuchu: ajuda a prevenir a osteoporose porque contém boas doses de cálcio e potássio. Também é rico em fibras que regulam o intestino.
Rúcula: contém ômega-3, que ajuda a proteger os vasos sanguíneos e betacaroteno, um precursor da vitamina A.
Beterraba: antioxidante, contém vitamina B1, B2, B5, além de sódio, silício, fósforo, cálcio, zinco e cobre.
Continua depois da publicidade
Berinjela: É fonte de cálcio, magnésio e potássio, minerais essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular. Ajuda a combater o colesterol alto.
Agrião: é um inibidor da fome fora de hora e também melhora sintomas de intoxicação, como a ressaca.
Abobrinha: ajuda no funcionamento do intestino porque é rica em fibras. Contém tiamina (vitamina B1) e magnésio.

Curiosidades do outono
A palavra outono tem origem latina. E significa “amadurecer”. O nome é uma alusão ao tempo da colheita.
.Tanto o outono, como as demais estações do ano, vêm sendo retratadas por diversos pintores. O italiano Giuseppe Arcimboldo, do século XVI, por exemplo, retratou uma obra para cada estação do ano. Enquanto que Primavera, ou Alegoria da Primavera, é um quadro de 1482 assinado pelo pintor renascentista Sandro Botticelli. É um dos mais famosos do mundo e está exposto no Museu Ufizze, em Florença, na Itália.
Continua depois da publicidade
Na música, além da canção de Sandy e Junior, citada no início deste artigo, o outono é tema também das músicas Outono no Rio, do Ed Motta; Ruas de Outono, da Ana Carolina; Outono, do Djavan; O Outono, do Chimarruts e Folhas de Outono, do Felipe Valente.
Entre as músicas internacionais, Autumn Goodbye, de Britney Spears; Autumn Leaves, de Chris Brown e The Fall, do Imagine Dragons são alguns exemplos do uso do outono como inspiração.