Antes de mais nada, o feriado de Finados é um dos mais importantes do nosso calendário. A data tem uma simbologia muito forte para muitas pessoas. Desde sempre, as culturas tiveram muito respeito aos falecidos e à memória de cada um. E nosso país contempla essa cultura com uma data específica.
Continua depois da publicidade
Para saber qual o dia da semana que vai cair o dia de Finados, prossiga a leitura. Saiba também um pouco do histórico das homenagens ao redor do mundo.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Quando será o Dia de Finados em 2024?
Conforme o calendário de 2024, o dia 2 de novembro cairá em um sábado. Assim, esse será o terceiro feriado seguido em um sábado no ano. Tendo em vista que o 7 de setembro e o 12 de outubro também são no mesmo dia da semana.
Continua depois da publicidade
A razão disso é que 2024 é um ano bissexto, com isso os feriados pulam dois dias da semana com relação a 2023.
Dia de Finados é feriado nacional?
Sim. De acordo com a lei 10.607 de 2002, o Dia de Finados faz parte da lista de feriados nacionais contemplados pela lei. Dentre outras datas, também estão na letra da lei as datas de 1º de maio, 7 de setembro e 25 de dezembro, que é o Natal.
Além disso, a legislação corrobora outros feriados nacionais decretados em 1949, como o Dia de Nossa Senhora Aparecida, que é em 12 de outubro.
Continua depois da publicidade
Assim, as empresas, escolas e instituições são obrigadas a dar folgas para as pessoas. Ou algum tipo de compensação como hora extra dobrada se a pessoa for convocada para trabalhar.
Dia de Finados será prolongado em 2024?
Não, a princípio não existe possibilidade da data ser prolongada. Já que o feriado caiu em um fim de semana. Então, o feriado já seria folga para muita gente de qualquer maneira.
Veja todos os feriados prolongados de 2024
Continua depois da publicidade
Origem do Dia de Finados
Agora que você já sabe sobre o feriado de 2024, vamos explicar um pouco da origem do Dia de Finados. De acordo com a antropóloga Mirela Braga, em entrevista à CNN, a ideia vem do Século XI, ainda na Idade Média.
Conforme explicou a especialista, os primeiros registros de algo semelhante ao Dia de Finados foi na França no ano por volta de 1030, através do Abade Odilon Cluny.
Assim, o dia continuou se fortalecendo com a ideia de homenagear e ressignificar os laços com parentes e amigos que se foram. Segundo Mirela, uma forma muito tradicional de fazer isso na cultura católica é cuidar do túmulo das pessoas nessa data. Seja limpando, colocando flores e visitando.
Continua depois da publicidade
Dia de Finados em outros lugares do mundo
Entretanto, nem todos os países lidam com o Dia de Finados da mesma forma. Essa data é praticamente universal, e cada cultura tem suas tradições para relembrar a memória dos entes queridos. Alguns locais fazem isso de maneira até comemorativa
Ainda segundo Mirela Braga para a CNN Brasil, o México é um dos países onde fica mais clara a diferença. A antropóloga utiliza os exemplos do filme “A vida é uma Festa” (2017), para demonstrar como os mexicanos celebram mais com festa do que com luto, trazendo elementos como danças, retratos e oferendas.