Santa Catarina destaca no cenário vitivinícola nacional. Diversas regiões destacam pela produção e consumo do vinho. Além disso, produzem vinhos de alta qualidade, que conquistam prêmios em concursos nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos explorar as características das regiões que têm se destacado na produção do vinho em Santa Catarina.
Serra Catarinense
A Serra Catarinense é a região que mais consome vinho no estado. Além de se destacar pela produção de Vinhos de Altitude, os municípios da região se destacam pelo consumo de vinho em Santa Catarina. Entre as principais cidades estão São Joaquim, Urupema, Bom Retiro e Urubici.
Continua depois da publicidade
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o perfil predominante do consumo de vinhos na Serra são de pessoas entre 31 e 50 anos, pós-graduados e com renda superior a R$ 5.500,00. Além disso, 80% das pessoas consomem até 5 garrafas da bebida por mês.
Região metropolitana da capital
A região metropolitana também tem se destacado pelo consumo de vinho. Com destaque para a capital Florianópolis, a região conta com bares de vinhos e elas têm ajudado a expandir o consumo da bebida em todo estado de Santa Catarina.
Litoral norte
Assim como a capital catarinense, o litoral norte tem se caracterizado pela expansão de bares de vinhos. Balneário Camboriú é uma cidade que tem aumentado o consumo da bebida e recebe diversos tipos de vinhos, contribuindo para que a bebida seja mais apreciada no estado.