Os temporais volumosos e persistentes que atingem Santa Catarina desde sexta-feira (6) são provocados por uma sistema frontal, que chegou na forma de frente fria, e tende a permanecer sobre o Estado com característica semi-estacionária até segunda-feira (9), informou a Defesa Civil. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo nas regiões catarinenses, o volume de chuva nas áreas mais atingidas pode chegar a 300 milímetros.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A madrugada deste sábado foi marcada por temporais intensos, raios e rajadas de vento na maior parte de Santa Catarina. Em Bom Retiro, na Serra catarinense, pelo menos 200 pessoas tiveram de sair de casa por conta de alagamentos e comunidades ficaram isoladas. Em Joinville, foram registrados 90 milímetros de chuva nas últimas horas. A cidade também enfrenta estrago devido ao tempo.

Conforme a Defesa Civil, ao longo do dia, a chuva continua por todo o Estado, com intensidade moderada a forte por alguns momentos. O risco é alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. 

Raio, rajada de vento e queda de granizo: o que esperar dos temporais que se aproximam de SC 

Continua depois da publicidade

Veja os estragos da chuva na madrugada deste sábado em SC

Para o Litoral Sul e Grande Florianópolis, a chuva também permanece de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 60 e 80 milímetros, com pontuais em torno de 100 milímetros. Nessas regiões, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Leia mais

Chuva intensa em SC tira 200 pessoas de casa e deixa comunidades isoladas

Previsão de chuva intensa deixa alerta para alagamentos e inundações em Joinville e região