A cada dia que passa a disputa pela vaga brasileira no Oscar desperta mais atenção. Parte disso é a influência do “Ainda estou aqui”, que foi ovacionado no Festival de Veneza. Apesar de ser cotato para o Oscar, a Academia brasileira de Cinema ainda não selecionou o filme para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2025.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
A confirmação de qual longa-metragem vai representar o Brasil no Oscar 2025 será divulgada no dia 23 de setembro. Mas, os 12 filmes que podem concorrer a vaga para concorrer a essa estatueta foram divulgados na última terça-feira (3). Veja quais são.
Continua depois da publicidade
Filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar 2025
A metade de Nós
Dirigido por Flávio Botelho, o filme conta a história de Francisca e Carlos, um casal de idosos que perdeu o filho repentinamente. Durante o processo de luto, ambos tentam entender o que levou ao suicídio de Felipe, cada um do seu jeito, mas buscando novas formas de viver depois da dor de perder o filho
Ainda estou aqui
Dirigido por Walter Salles, esse longa conta a história de Eunice Paiva, esposa do político Rubens Paiva, deputado cassado e que desapareceu durante a Ditadura Militar. Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, a história mostra os dolorosos 40 anos de busca de Eunice. A princípio, o filme deve ser lançado no ano que vem nos Cinemas e no Globoplay e é um grande concorrente para representar o Brasil no Oscar 2025.
Continua depois da publicidade
Ainda Estou Aqui: tudo sobre o filme aclamado pela crítica
Cidade; Campo
Com a Direção de Juliana Rojas, a trama gira em torno de duas mulheres que transitam entre a vida urbana e rural para recomeçar suas vidas após um desastre natural. Joana vai para São Paulo e Flávia vai para a fazenda de seu falecdo pai com a esposa Maria. O filme trata dos desafios de uma mudança forçada e uma nova realidade em cada um dos casos. O filme já está em cartaz em diversos Cinemas do país.
Estômago 2 – O poderoso Chef
Sendo a continuação de um filme bastante premiado no Festival de Cinema de Gramado, a obra de Marcos Jorge conta a continuação da vida de Raimundo Nonato. Na cadeia ele conquistou todos os detentos com seus dotes culinários. Porém, um mafioso italiano deseja enfrentá-lo. O filme está nos Cinemas desde o dia 29 de agosto e é um dos cantidatos para representar o Brasil no Oscar 2025.
Levante
O filme conta a história de Sofia, uma jogadora de vôlei de 17 anos que às vésperas de um campeonato importante para a carreira descobre estar grávida. Nesse momento, a única certeza é que ela não pode ser mãe no momento. Porém, ao decidir abordar clandestinamente, ela se choca com um grupo fundamentalista religioso que quer evitar o término da gravidez a todo custo. O filme está disponível no Telecine Play.
Continua depois da publicidade
Motel Destino
O sexto filme que faz parte da relação de longas-metragens disputando uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2025 é Motel Destino. Ambientado no litoral cearense, o filme conta a história do jovem Heraldo, que tentou assaltar um banco para pagar uma dívida. Porém, ao não alcançar, busca esconderijo em um motel de beira de estrada, onde conhece Dayana, a esposa do proprietario do estabelecimento. O longa do renomado diretor Karim Ainouz está em cartaz em alguns Cinemas.
Ninguém sai vivo daqui
Inspirado em acontecimentos reais do infame Hospital Colônia de Barbacena, o filme trata a história de Elsa, uma jovem internada pelo pai por ter engravidado do namorado. Estando presa lá, ela é medicada a força e sofre violências atrozes, traçando um plano para fugir. O filme saiu de cartaz recentemente e ainda não está disponível em Streamings.
O sequestro do voo 375
O filme de Marcus Baldini conta a história de um voo que era pra ser de rotina entre Rondônia e o Rio de Janeiro. Porém, abalado pela crise econômica no país, o passageiro Nonato ordena a mudança de rota para Brasília. Seu objetivo era jogar a aeronave no Palácio do Planalto e matar José Sarney. O filme está disponível no Disney +.
Continua depois da publicidade
Saudade fez morada aqui dentro
O filme de Haroldo Borges conta a história de Bruno, um jovem de 15 anos que tem uma doença degenerativa que o deixará cego. Desse modo, as incertezas da adolescência aumentam com a cegueira iminente. Contudo, Bruno não desiste e lida com seu destino da melhor maneira possível.
Sem Coração
Tamara aproveita seus últimos dias na vila em Alagoas antes de ir para Brasília em 1996. Em seu verão final por lá, ela conhece uma adolescente apelidada de “Sem Coração”, ao longo da estação ela se apaixona mais e mais. O filme está disponível na Netflix.
Vermelho Monet
Nesse longa, Johannes Van Almeida é um pintor que acabou de sair da prisão e tenta reconstruir sua carreira artística. Porém, tudo vai mudar quando uma atriz internacional em crise e uma negociante de arte ficam em seu caminho. O filme de Halder Gomes não está disponível em nenhum streaming brasileiro.
Continua depois da publicidade
Votos
Por fim, o único documentário selecionado que pode representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2025 foi Votos. Nele a documentarista Angela Reiniger mostra a vida de pessoas que fazem votos de pobreza, castidade e estabilidade em pleno século XXI.
Leia também
Todos os vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro da história
Leão de Ouro: Todos os filmes premiados no Festival de Cinema de Veneza