Desde 1994, as marcas mais lembradas do público catarinense e dos principais executivos das maiores empresas do Estado são reconhecidas pelo prêmio Top of Mind. Ao longo dessa história, a cerimônia de premiação deixou de acontecer somente uma vez, em 2020, ano da pandemia de covid-19. A edição de 2024, a 29ª do prêmio, aconteceu na última quinta-feira (15), em Florianópolis, e provou por que é um dos eventos mais aguardados pelo mercado catarinense.
Continua depois da publicidade
Top of Mind 2024 destaca as marcas mais lembradas pelos catarinenses; veja os premiados
O jogo de xadrez foi o tema da cerimônia de 2024, que traçou paralelos entre a estratégia e visão de longo prazo necessárias para vencer tanto no tabuleiro, como nos negócios. Para ser um vencedor, é preciso foco, persistência e perspectiva, essenciais também para continuar evoluindo sua marca e conquistando cada vez mais consumidores.
A pesquisa
Após a pergunta “Qual é a primeira marca que vem à mente quando você pensa em…?”, o entrevistado tem a liberdade de citar qualquer nome, sem a oferta de alternativas. Isso garante a espontaneidade das respostas, critério fundamental para a pesquisa do tipo de lembrança de marca, que avalia o poder das marcas de se fixarem na memória do público.
A metodologia divide a pesquisa em duas macro-categorias: Top Executivo e Top População. Este ano, na primeira, foram entrevistados 150 executivos e empresários dos setores de comércio, indústria e serviços, que possuem sede em Santa Catarina. Já para o Top População foram entrevistadas mil pessoas com idade entre 16 e 65 anos, das classes A, B, C e D, que residem em Santa Catarina. O prêmio reconhece marcas de 19 categorias a nível estadual e 9 a nível regional.
Continua depois da publicidade
História do Top of Mind
A primeira edição do Top of Mind em Santa Catarina foi promovida pelo antigo jornal O Estado, e em seguida, assumida pelo A Notícia, de Joinville. Desde o início, as marcas reconhecidas foram identificadas através de pesquisas de mercado realizadas pelo Instituto Mapa.
Responsável técnico pela apuração do Top of Mind desde a sua edição inicial, o pesquisador, fundador e presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, o Zeno, destaca o significado histórico e a importância que estas conquistas representam para as empresas, personalidades e instituições vencedoras.
– A agregação de valor que o Top of Mind confere é o ativo mais valioso para as marcas campeãs, já que se trata de um selo de qualidade para o trabalho realizado por ela e a conquista de reconhecimento junto ao público – destaca.