No mundo contemporâneo, marcado pelas relações cada vez mais digitalizadas em termos de mercado e competitividade, a velocidade de carregamento de um determinado site mostra-se como um dos principais fatores no que diz respeito à experiência dos usuários. É desse processo que surge a importância da CDN.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Quando se considera o ranking nos mecanismos de buscas mais utilizados, como o próprio Google, por exemplo, a velocidade de carregamento é elementar. Um dos recursos que comumente são utilizados para aumentar essa velocidade é a Content Delivery Network – em tradução livre, Rede de Entrega de Conteúdo.
Trata-se de uma rede de servidores distribuídos geograficamente que ajudam a entregar o conteúdo de um site de forma mais rápida e eficiente aos usuários, independentemente de sua localização.
Mas o que define uma CDN e como ela funciona?
Em suma, a Rede de Entrega de Conteúdo é composta por um conjunto de servidores. Essa totalidade é chamada de “nós”, que são espalhados em várias regiões do mundo. O papel desses servidores é armazenar cópias do conteúdo de um determinado site, como imagens, vídeos e até mesmo arquivos estáticos.
Continua depois da publicidade
Nesse sentido, quando um usuário faz o acesso ao site, a Rede de Entrega de Conteúdo direciona a solicitação para o servidor mais próximo de sua localização, processo que minimiza a distância entre o servidor e o usuário, acelerando o tempo de resposta e de carregamento do site em questão.
Até esse momento, a definição de CDN pode aproximar-se, de certo modo, da definição de hospedagem. No entanto, existe uma diferença entre essas duas categorias, especialmente no que diz respeito à função que cada uma exerce na rede global de comunicação.
A hospedagem trata-se de um serviço responsável por armazenar os arquivos de um site em um servidor, tornando-o acessível na internet. Todavia, a Rede de Entrega de Conteúdo trata-se de uma rede de servidores distribuídos geograficamente para armazenar cópias desses arquivos em locais distintos, otimizando o processo de navegação.
Enquanto a hospedagem garante que o site esteja online, essa rede acelera a entrega do conteúdo desse site, reduzindo a latência. Existem algumas vantagens na sua utilização:
Continua depois da publicidade
- Redução do tempo de carregamento;
- Aumento da disponibilidade e redundância;
- Melhoria nas questões de escala;
- Desempenho global;
- Segurança aprimorada contra ataques DDoS.
Como potencializar o desempenho de um site?
A hospedagem de site combinada a uma CDN pode ser uma excelente decisão, principalmente em regiões distantes dos servidores de hospedagem matriz. Ao associar a hospedagem de site com uma CDN, o conteúdo do site é distribuído muito mais rápido e com maior eficiência, garantindo que os usuários acessem uma versão rápida do site, independentemente da sua localização.
Além de melhorar a qualidade da navegação, esse movimento pode impactar positivamente o ranking no Google, uma vez que sites mais rápidos tendem, a partir do algoritmo, a ficar bem posicionados nos resultados de busca.
No fim, uma Rede de Entrega de Conteúdo pode ser importante na melhora da velocidade de navegação, contribuindo, também, para a segurança e disponibilidade de um site. No mercado, atualmente, a experiência do usuário é um grande fator para estabilidade e prosperidade de qualquer segmento, independentemente da escala de atuação.
Continua depois da publicidade
Leia também
O que esperar do mercado de TI em SC para 2025 e como profissionais podem se preparar
Pet Tech: como a tecnologia está transformando os cuidados com animais domésticos?