Balneário Arroio do Silva, cidade situada no Litoral Sul catarinense com pouco mais de 15 mil habitantes, reúne curiosidades e histórias por trás da origem do nome. O documentário curta-metragem ‘Origens: A História por trás do nome de Balneário Arroio do Silva’, feito pela produtora Performance Comunicação, de Araranguá, fala sobre essa trajetória.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O município fazia parte de Araranguá e completa 29 anos de emancipação em dezembro. O diretor e roteirista do curta, o jornalista Saulo Pithan, conta que apesar da pouca idade, a história é milenar.

— Os índios Carijós da nação Tupi-guarani foram os primeiros habitantes da região costeira. Os traços de sua presença são constatados através de sambaquis com registros de até 5 mil anos — relata Saulo Pithan.

No entanto, o nome do município surgiu em uma casa de campo, às margens de um arroio, pequena corrente de água, onde morava a família Silva. Essa família foi a primeira que habitou a localidade, antes mesmo da sua povoação.

Continua depois da publicidade

— Eles eram uma família de músicos negros, que na época receberam a alforria antes da Lei Áurea e passaram a morar no local. Eles eram chamados para tocar em eventos de Araranguá. Como moravam perto de um arroio, o pessoal começou a chamar o local de Arroio do Silva, por conta da família — explica o historiador Everaldo Scaini.

A produção tem aproximadamente 23 minutos de duração, e conta com depoimentos, registros de arquivo e reconstruções visuais. Além da curiosidade da origem do nome, o documentário mostra a trajetória de Balneário Arroio do Silva, contando como a cultura e identidade do município foi moldada.

— O que pouca gente sabe também é que por aqui já passou até mesmo Dom Pedro I, o imperador do Brasil. Com a criação da primeira rota dos tropeiros no Brasil, em 1727 e já em 1728 com o início do caminho dos Conventos, Dom Pedro I passou alguns dias em Arroio do Silva — conta Saulo.

O documentário Origens teve a sua pré-estreia realizada nessa terça-feira (19), com exibição em escolas de Balneário Arroio do Silva. Agora, a produção está disponível para o público na internet, através do canal performancecomunicacao344, no Youtube.

Continua depois da publicidade

Dedicação ao resgate histórico

O diretor Saulo Pithan diz que a ideia surgiu após perceber que a história da cidade era desconhecida para a população geral.

— Percebi que muitos moradores desconheciam a rica trajetória do município — destaca Saulo.

— É fundamental que essa história seja conhecida e preservada para que as futuras gerações compreendam a importância das suas raízes — completa o jornalista.

A produção ainda contou com a colaboração de Robert Dias como diretor de fotografia, Endryo Carvalho na edição, Rilari Dias dos Santos como assistente de produção e áudio, da publicitária Sabrina Lima na direção de marketing, do designer Jonatan Gonçalves e Carla Feyh como produtora executiva.

O projeto recebeu incentivos financeiros da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da produção sobre Balneário Arroio do Silva

Leia mais

Conheça Tubarão: universidade, história ferroviária e águas termais

Praias de Imbituba atraem surfistas e amantes da natureza