Você sabe qual a diferença entre o vinho reserva e reservado? Esses nomes são muito parecidos e podem gerar dúvida no momento da escolha da bebida. No entanto, eles apresentam algumas diferenças em relação à qualidade, ao tempo de amadurecimento e à complexidade do vinho.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Vamos conhecer, juntos, sobre as características e as principais diferenças entre o vinho Reserva e Reservado? Confira as propriedades das bebidas e veja agora mesmo como escolher a bebida que melhor atende às suas necessidades.

Qual a diferença entre Reserva e Reservado?

Como destacamos anteriormente, esses dois tipos apresentam características diferentes em relação à qualidade, ao tempo de amadurecimento e à complexidade da bebida. 

Continua depois da publicidade

O vinho Reserva costuma apresentar uma leve passagem pelo carvalho e costuma ser mais elaborado.

Já o tipo reservado, por sua vez, passa por um período de amadurecimento que oscila de 6 a 36 meses, melhorando a qualidade da bebida. O produto se caracteriza pelo fato de ser um vinho de entrada, ou seja, de ser indicado para o consumo cotidiano, sem sabores ou aromas sofisticados.

O que é um vinho reserva?

Ele apresenta amadurecimento em barricas de carvalho e se caracteriza por apresentar uma ampla complexidade de aromas e sabores. Nesse contexto, existem bebidas mais ácidas e produtos com níveis de acidez reduzidos.

Essa bebida conta com, no mínimo, 11% de álcool. Além disso, ela passa por, pelo menos, 1 ano de amadurecimento para vinhos tintos e 6 meses para brancos. 

Por conta dessas características mencionadas, podemos dizer que a bebida é recomendada para pessoas que apresentam paladar apurado, por causa da variedade de sabores. 

Continua depois da publicidade

O que é um vinho reservado?

Trata-se do vinho de entrada e essa bebida apresenta processo simples de produção. Vale destacar que o produto não conta com um processo de seleção muito elaborado e isso reduz a complexidade de aromas.

Apesar dessa característica, os vinhos reservados são jovens, leves e fáceis de beber. Eles contam com até 10% de álcool em sua composição e são indicados para pessoas que gostam de apreciar a bebida com bastante frequência. 

Pelo fato de não ter uma produção muito elaborada, a bebida é fabricada em grande escala e conta com preço mais acessível. Desse modo, o vinho reservado pode ser facilmente encontrado nos supermercados.

O que são os vinhos Gran Reserva?

Esse é o tipo de vinho mais premium das vinícolas. O Gran Reserva é produzido nas melhores safras e passa por mais tempo de amadurecimento. Essa categoria, portanto, representa os vinhos com mais qualidade do mercado.

Continua depois da publicidade

A bebida conta com o perfil de sabor rico e bastante complexo. A mudança do termo reserva para Gran Reserva não é somente uma simples mudança de nomenclatura. Ela representa também um grande salto qualitativo.

Em relação à composição, o Gran Reserva conta com, pelo menos, 11% de álcool. O produto passa por 18 meses em amadurecimento para vinhos tintos e 1 ano para vinhos brancos e rosés. 

Leia também

Afinal, qual taça escolher para cada tipo de vinho?

Qual tipo de uva origina cada tipo de vinho?