Champagne e espumante: duas bebidas borbulhantes que são utilizadas para celebrar momentos especiais. Mas você sabe qual a diferença entre elas?
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Embora sejam parecidos em uma análise inicial, esses dois tipos de vinho têm algumas características específicas. Pensando na importância desse tema, vamos explorar sobre as principais diferenças e as propriedades do Champagne e do espumante.
Diferença entre Champagne e espumante
Basicamente, a diferença entre os dois tipos de vinho é a origem da bebida. Para um vinho ser intitulado de Champagne, ele precisa ser produzido na região francesa de mesmo nome e seguir normas específicas.
Continua depois da publicidade
O Champagne é produzido por meio da utilização de três tipos de uvas autorizadas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Além disso, há segunda fermentação na garrafa que será comercializada. Trata-se, portanto, de uma metodologia de produção específica.
Os vinhos espumantes, por sua vez, podem seguir as mesmas metodologias e propriedades em relação ao Champagne. Porém, os espumantes podem ser produzidos em outras regiões geográficas.
Produção dos espumantes no Brasil
Os espumantes são produzidos em diversas regiões brasileiras. Entre elas estão a Serra Gaúcha, a região do Vale do São Francisco (abrange o norte de Minas Gerais, parte da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas), a região da Chapada Diamantina, da Bahia etc. A produção da bebida tem crescido e tem contribuído para melhorar a qualidade dos vinhos.
Leia também
Qual a diferença entre vinho frisante ou espumante?
Aprenda a ler o rótulo do vinho: entenda as principais informações