Alguns temas relacionados ao universo dos vinhos geram bastante curiosidade. Um deles refere-se à forma ideal de vedá-los. Esse tema gera muito debate, pois há diversos materiais que podem ser utilizados para esse procedimento e cada produto apresenta características específicas. Neste conteúdo, fique sabendo qual a diferença do vinho de rosca e com rolha.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Preparamos para você um conteúdo inédito sobre o tema no qual vamos explicar sobre as características dos principais materiais utilizados na vedação da bebida. E ainda vamos te mostrar as principais diferenças entre os dois tipos de vedação mais comuns: rolha ou rosca.
Vinho com tampa de rosca é pior que vinho com rolha?
Essa pergunta é bastante relevante, pois ao escolher um bom material para vedar, fica mais fácil conservar a bebida. Dessa maneira, torna-se possível preservar o sabor, a consistência, as armas e outras propriedades relevantes da bebida por mais tempo. Como regra geral, a vedação em rolha é em cortiça e é mais utilizada e recomendada para vedar o produto.
Continua depois da publicidade
No entanto, em algumas situações, a rosca acaba sendo mais adequada. Esse material é mais utilizado em vinhos tintos, rosés e brancos. Nessas situações são necessários alguns cuidados especiais, porque é importante evitar contato com o oxigênio. Porém, essa atenção extra vale a pena, pois a rosca ajuda a preservar o perfil aromático, o frescor é a cor da bebida.
Além disso, esse tipo de material retarda a oxidação do vinho, mantendo a qualidade e preservando as características do produto. Diferentemente do tipo anterior, os materiais de rolha não expandem ou contraem conforme a variação da temperatura no ambiente. Isso possibilita que o material receba mais oxigênio, sem comprometer a qualidade do material.
Qual a melhor forma de vedar garrafas de vinho?
Diante do que foi destacado neste conteúdo sobre a diferença do vinho de rosca e com rolha, o material de rolha costuma ser mais recomendado na vedação das garrafas na maioria das vezes. Isso porque, ele é mais resistente às variações de temperatura e pode receber mais ventilação. Além disso, a rolha favorece a evolução e otimiza a performance dos aromas, favorecendo o desenvolvimento de sabores mais sofisticados.