O número de congestionamentos registrados em algumas ruas de Joinville tem motivado a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) a trabalhar em ajustes em rotas da cidade. A Secretaria deve realizar alterações em, pelo menos, dez trechos de Joinville com prazos entre o fim de 2019 e fevereiro de 2020.
Continua depois da publicidade
A partir do monitoramento e ranqueamento realizados pela Prefeitura, foram detectados problemas nas principais ruas da cidade. São elas: rua Boehmerwald e Paulo Schroeder, no bairro Boehmerwald; Guanabara, Santo Agostinho e Fátima, na zona Sul; rua 15 de Novembro e marginais da BR-101, na zona Oeste; Beira-rio, na região Central; Ministro Calógeras e Getúlio Vargas, também na região Central.
Com as novas mudanças, a redução na duração média de viagem para quem trafega em alguns trechos pode chegar a 71,32%, além de redução de 127 toneladas ao ano na emissão de gases poluentes na atmosfera.
Para o secretário da Sepud, Danilo Conti, as mudanças são relativamente pequenas, mas devem trazer um resultado expressivo para a cidade.
— São mudanças que custam poucos, são simples. Na verdade, a complexidade está na simplicidade, porque o ganho vai ser muito grande no tempo de deslocamento — reforça.
Continua depois da publicidade
Segundo Conti, a ideia é que estas mudanças tenham resultado a curto prazo.
— A opção é pelo resultado imediato. Todas essas mudanças vão resultar em 115 horas de economia por ano, equivalentes a quatro dias e meio. Se transformar em produtividade, o resultado é R$ 25 milhões, sendo que a gente vai gastar R$ 2,5 milhões para fazer essas obras. O retorno do investimento é de 123 dias, além de 386 toneladas a menos de CO2. Nós estamos falando de cidades sustentáveis, então essa é uma métrica importante de avaliar.
Duas mil vias são monitoradas a cada dois minutos
Como critério de avaliação de criticidade foram medidos velocidade média, comprimento das filas, atraso médio das ruas e números de acidentes. São monitoradas duas mil vias em intervalos de dois minutos. Após escolhido o ponto que deverá receber alguma alteração, são realizados estudos de tráfego com a contagem de veículos utilizando câmeras e drones.
As contagens são inseridas em um simulador de tráfego (Simulation of Urban Mobility ) que possibilita a simulação de diferentes propostas. A ferramenta possibilita medir o desempenho de cada proposta considerando diferentes formas de transporte.
Confira as mudanças:
– Boehmerwald x Paulo Schroeder
Por mais que o fluxo de veículos não seja um dos maiores da cidade, o cruzamento da avenida Paulo Schroeder e da rua Boehmerwald gera longas filas ao longo do dia. O principal causador destas filas é o número elevado de estágios do semáforo – ou intervalos de tempo – instalado no cruzamento, os quais totalizam cinco estágios.
Continua depois da publicidade
Proibição de conversão à esquerda: para resolver os problemas de congestionamento da região, serão proibidas as conversões à esquerda de todas as aproximações. Com isso, a quantidade de estágios semafóricos será reduzida para três, sendo um deles acionado apenas quando houver pedestres.
Abertura de alça de retorno: os veículos que desejam realizar a conversão à esquerda deverão realizar o retorno em duas alças que serão abertas na avenida Paulo Schroeder. Portanto, as conversões não poderão mais ser realizadas por meio do cruzamento, como é atualmente.
Com as alterações estima-se uma redução média no tempo de viagem de 71,3 % e redução de 127 toneladas/ano na emissão de gases poluentes.
Confira na imagem como ficará a mudança:

A alteração vai representar uma redução média de viagem de 363,3 segundos; 51.5 horas economizados no ano por ocupante de transporte; 71,32% de redução na duração média de viagem; R$ 8.359.885,88 de ganho em produtividade por ano e redução de 127,2 toneladas de emissão de gases ao ano.
Continua depois da publicidade
Prazo: dezembro de 2019.
– Guanabara x Santo Agostinho x Fátima
Segundo o ranqueamento de vias do mês de setembro de 2019, a rua Guanabara é o ponto mais congestionado do município, principalmente no período da manhã no sentido bairro/Centro. Para a região estão previstas mudanças que visam dar mais fluidez no fluxo de entrada e saída do bairro, além de aumentar a segurança viária.
– Corredor de ônibus: o corredor de ônibus que, hoje, está no contra fluxo na rua Santo Agostinho, será invertido atendendo o fluxo bairro/centro. As linhas do transporte público que fazem o sentido centro/bairro utilizarão o corredor que será implantado nas ruas Graciosa, Nacar e Guanabara.
– Alterações em semáforos: com a retirada do contra fluxo será possível retirar dois estágios semafóricos no cruzamento das ruas Guanabara e Santo Agostinho. O semáforo ficará sempre aberto e irá fechar apenas quando for acionada a botoeira para travessia de pedestres.
– Desvio de fluxo para acesso ao Boa Vista: com o aumento da fluidez da rua Guanabara, haverá um aumento no número de veículos para acessar a rotatória do Parque da Cidade. Desta forma, todo o fluxo que deseja acessar ao bairro Boa Vista será desviado para a rua Araguaia, eliminando os congestionamentos na rua Santo Agostinho.
Continua depois da publicidade
– Desvio de fluxo sentido Centro/Adhemar Garcia: o fluxo de veículos que segue no sentido Centro/Adhemar Garcia hoje trafega pela rua Guanabara até entrar na rua Fátima. Com as alterações, este fluxo será desviado na rua Padre Augusto e Marechal Luz. Desta forma, este fluxo que hoje passa por dois semáforos passará por apenas um.
Confira na imagem como ficará a mudança:

Com as alterações propostas estima-se uma queda de 26% na duração média de viagem e uma redução de 59,8 toneladas/ano na emissão de gases poluentes. Com destaque para o fluxo bairro/Centro no período da manhã que deverá ter reduções superiores a 60% e no fluxo centro/bairro no período da tarde que reduzirá em mais de 50% a duração média de viagem.
Prazo: dezembro de 2019.
– Rua 15 de Novembro x BR-101
Segundo o ranqueamento de criticidade de vias do mês de setembro, a rua 15 de Novembro é o segundo trecho mais congestionado do município. As alterações previstas buscam diminuir a quantidade de conflitos existentes ao longo da rua 15 de Novembro, sendo principal deles a região sob o elevado da BR-101.
Mudanças na marginal da rodovia: serão fechados os fluxos da marginal Norte e Sul. Com isso, os fluxos Centro/Vila Nova e Vila Nova/Centro passarão sob o elevado sem nenhuma interrupção. Os fluxos que precisam realizar alguma conversão à esquerda deverão realizar o retorno em rotatórias adentrando a cidade. Desse modo, os veículos que estão vindo de Florianópolis pela marginal e desejam seguir sentido Vila Nova deverão acessar a rua 15 de Novembro sentido Centro, realizar o retorno em frente à Expoville e depois seguir pela rua 15 de Novembro sentido Vila Nova. Já quem vem de Curitiba e deseja ir sentido Centro de Joinville, deverá fazer o contorno na rotatória dentro do bairro Vila Nova e seguir pela rua 15 de Novembro. A implantação deste modelo deixará todos sentidos com fluxo livre, ou seja, não haverão pontos de parada.
Continua depois da publicidade
– Criação de binário: também será implantado um binário entre a rua 15 de Novembro e a rua Arthur Baechtold, com a intenção de eliminar os conflitos existentes hoje na rua Tutóia, que acabou se tornando um dos principais pontos geradores de filas na 15.
– Novas faixas: será implantado duas faixas no sentido BR-101/centro, desde o elevado até o entroncamento da rua Presidente Campos Salles, ponto no qual a 15 de Novembro já possui sentido único.
Considerando estas alterações, estima-se um redução média de 55% na duração de viagem e redução de 107 toneladas/ano na emissão de gases poluentes. Com destaque para a redução de 78% na duração média de viagem no sentido Vila Nova/Centro no período da manhã e de 60% no sentido centro/Vila Nova no período da tarde.
Confira na imagem como ficará a mudança:

Prazo: a implantação das alterações da 15 de Novembro depende da autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) por envolver a faixa de domínio da BR-101. O processo está em andamento e não há prazo para implantação.
Continua depois da publicidade
– Beira-rio (trecho Norte)
– Beira-rio no trecho Norte: estão previstas alterações na rotatória da Avenida José Vieira (Beira-rio). Neste ponto, o fluxo de veículos que segue pela rua Padre Antônio Vieira e deseja acessar a Beira-rio sentido Centro não poderá mais utilizar a rotatória. Os condutores deverão acessar a Beira-rio sentido norte (com fluxo livre) e fazer o retorno em uma alça em frente à Acij.
– Dona Francisca: será implantado sentido único na Dona Francisca, no trecho entre a rua Iririú e Carlos Benack. Com essas alterações, o fluxo de veículos que passam na Dona Francisca no sentido Sul/Norte deverão desviar pela rua Ibirama, que também se tornará sentido único.
– Implantação de sentido único: será implantado também sentido único em trechos das ruas Capinzal, Eduardo Krisch, Orestes Guimarães e Itaiópolis. Com estas mudanças será possível diminuir a quantidade de estágios semafóricos na esquina da avenida José Vieira (Beira-rio) com a rua Itaiópolis.
Confira na imagem como ficarão as mudanças:

Prazo do trecho Norte: dezembro de 2019.
Continua depois da publicidade
Beira-rio (trecho Sul)
– Beira-rio no trecho Sul: complementando as alterações na Beira-rio, com a finalização das obras do rio Mathias no trecho, será liberado o fluxo de veículos no sentido Sul/Norte na Beira-rio a partir do Mercado Público seguindo ao longo da via. O corredor do transporte público da Beira-rio entre a rua 9 de Março até a rua Dona Francisca passará para a rua Hermann August Lepper com extensão até a rua Alfredo Marquardt.
Leia também: oito linhas de ônibus de Joinville têm mudanças de itinerário em Joinville
– Alterações já inauguradas: o sentido das ruas Leopoldo Lepper e Otto Eduardo Lepper (ruas de acesso e saída da Prefeitura de Joinville) também já foram alterados nesta semana. Desta forma, o “semáforo da ponte azul” fechará apenas quando houver a travessia de pedestres.
Confira na imagem como ficarão as mudanças:

Com estas alterações estima-se uma redução no tempo médio de viagem de 24% e redução de 48 toneladas/ano de emissão de gases poluentes.
Prazo do trecho Sul: novembro de 2019.
Ministro Calógeras x Getúlio Vargas
O cruzamento da avenida Juscelino Kubitschek e rua Ministro Calógeras gera filas em todos os sentidos ao longo do dia. Nos períodos de pico, há um agravante na rua Ministro Calógeras devido à obstrução dos ônibus que desejam sair da rua São Paulo e acessar a rua Ministro Calógeras.
Continua depois da publicidade
– Alteração de sentido: será proibido seguir reto na rua Ministro Calógeras no sentido rua São Paulo para a Duque de Caxias. Para acessar a rua Duque de Caxias, os veículos deverão acessar a rua Doutor Plácido Gomes, rua General Sampaio, Ministro Calógeras e, em seguida, a Duque de Caxias. Os veículos com origem na rua Procópio Gomes deverão acessar a rua Duque de Caxias por meio da avenida Getúlio Vargas e rua Doutor Plácido Gomes.
– Novo semáforo: será implantado um semáforo na esquina da avenida Getúlio Vargas e rua Doutor Plácido Gomes.
Confira na imagem como ficarão as mudanças:

As alterações trarão uma queda de 25% na duração média de viagem e redução de aproximadamente 44 toneladas/ano na emissão de gases poluentes.
Prazo: mudança depende do Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana) e da liberação do edital de licitação da rua Plácido Gomes de Oliveira.
Continua depois da publicidade