Além dos 50 estados e o Distrito de Colúmbia, na parte continental dos Estados Unidos da América (EUA), a federação possui outros 16 territórios. Mesmo sendo pouco conhecidos, eles são destinos turísticos e se dividem em território incorporado e não-organizado, não-incorporados e organizados, territórios não-incorporados e não-organizados.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Quais são os territórios dos Estados Unidos da América (EUA)? 

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, vale explicar que há uma diferenciação conceitual entre todos os territórios que estão fora da parte continental dos Estados Unidos. No total, são 16. Porém, estão divididos territórios que não-incorporados, mas que são organizados — 4 . Em seguida, há os territórios que não-incorporados e não-organizados — 11. Por fim, há o território incorporado que ainda segue sob comando dos Estados Unidos da América (EUA) — 1.

Territórios não-incorporados e organizados 

Primeiramente existem quatro territórios dos Estados Unidos da América (EUA) que são não-incorporados, mas são organizados. São eles:

  • Guam: O território de Guam se tornou jurisdição dos Estados Unidos no ano de 1898.  Posteriormente na década de 50 do século XX, os cidadãos do arquipélogo ganharam cidadania estadunidense. Tanto que  eles têm direito a voto nas Eleições dos EUA. Em geral, o turismo organizado começou na década de 1960.
  • Ilhas Marianas do Norte: Já as Ilhas Marianas do Norte foram conquistadas no período da Segunda Guerra Mundial quando a Marinha Americana tomou o território que estava sob poder do Japão. Desde 1947,  país norte-americano administra esses território, que na verdade é politicamente independente desde 1994.
  • Ilhas Virgens Americanas: As Ilhas Virgens Americanas são território dos EUA desde 1917, quando a Dinamarca vendeu a ilha para os norte-americanos. Na década de 1950, o Congresso americano oficializou administração no local. Desde então, a ilha é um destino turístico mais procurados.
  • Porto Rico: Por fim, Porto Rico foi definido como território norte-americano no ano de 1898 após a Vitória na guerra entre Estados Unidos e Espanha. Cerca de 60 anos depois em 1952, o governo dos EUA permitiu que o país tivesse sua própria Constituição, mas sem retirar totalmente o comando dos americanos.

Continua depois da publicidade

Territórios não-incorporados e não-organizados

Em seguida, há os territórios não-incorporados e não-organizados, são eles: Samoa Americana, Ilha de Baker, Ilha de Jarvis, Atol Johnston, Recife de Kingman, Bajo Nuevo Bank, Ilha de Wake, Ilha de Midway, Ilha Navassa, Banco Serranilla e Ilhas Howland.

A maior parte dessas ilhas foram descobertas por marinheiros e navegadores americanos. Posteriormente, o Congresso dos EUA iniciou a oficialização desses locais, principalmente em atos organizativos a partir da década de 1950. Em seguida, o turismo se iniciou oficialmente por muitos desses territórios.

Territórios incorporados e não-organizados

Por fim, só o Atol Palmyra se encaixa nessa definição, um local que é quase intocado e fica entre o Havaí e Samoa Americana. Passou para a jurisdição dos Estados Unidos em 1898.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quando é a posse presidencial dos EUA após as Eleições em 2024?

Entenda por que as eleições dos EUA acontecem sempre em uma terça-feira de novembro

Ainda Estou Aqui: O livro que deu origem ao filme aclamado pela crítica