Na última semana, a Mpox voltou aos noticiários com o comunicado da Organização Mundial da Saúde decretando Emergência global de saúde pública. O quadro viral, que é a causa de um surto na África, fez com que vários países, inclusive o Brasil, buscassem um estoque maior de vacinas contra esse tipo de variola. Continue a leitura para conferir os sintomas da Mpox e as formas de transmissão da doença.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que é a Mpox?
Segundo o site da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Mpox, antes conhecida como varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox. Ela é classificada como uma zoonose viral, já que é originalmente de animais, mas pode ser transmitida de animal para pessoa e entre pessoas.
Continua depois da publicidade
Quais são os sintomas da Mpox?
Segundo a OPAS, os principais sintomas da Mpox são: febre, dores de cabeça intensa, dor muscular, fadiga, gânglios linfáticos inchados, erupções e lesões cutâneas. Essas lesões tendem a aparecer 3 ou 4 dias depois da aparição da febre, podendo ser planas ou elevadas e tendo um líquido claro ou amarelo dentro. A quantidade de erupções e lesões cutâneas varia de caso para caso.
Geralmente, os sintomas duram entre duas a quatro semanas. Mas assim que houver suspeita, é necessário procurar um profissional de saúde para que haja um acompanhamento. Além disso, deve comunicar se tiver contato com quem apresentou sintomas.
Continua depois da publicidade
Por que a transmisssão tem sido tão rápida?
De acordo com a OPAS, as pessoas podem transmitir a Mpox enquanto estiverem com sintomas da doença. As formas de transmissão em geral são o contato com fluidos das pessoas infectadas seja através de beijos, relações sexuais sem proteção, pus e sangue das feridas. Por isso, a doença pode se propagar em locais onde a saúde é mais precária, quando, por exemplo, não há um descarte correto dos utensílios hospitatalares.
Leia também
Quais são e como funcionam as vacinas contra Mpox
Veja como fazer o skincare masculino para uma pele mais saudável