A maioria dos piores países do mundo fica na África. A constatação é feita com base no relatório que aponta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos Estados do Globo, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023. O levantamento, que abordou as mais de 190 nações reconhecidas pela ONU ao redor do mundo no período de 2021/2022, mede a qualidade de vida dos países.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Os piores países do mundo, conforme o IDH

Continua depois da publicidade

Onde ficam os piores países do mundo

10 – Guiné

Conforme o relatório, Guiné tem IDH de 0,465. Segundo dados da ONU, a expectativa de vida do país africano é de apenas 61 anos. Além disso, o PIB per capita do país localizado na África Ocidental é de apenas US$ 1.515,17 – para se ter noção, o da Suíça, nação eleita como a de melhor desenvolvimento humano do mundo, tem um PIB per capita de US$ 93.259,91.

9 – Iêmen 

O Iêmen, país do Oriente Médio, é reconhecido por viver uma das piores crises humanitárias da atualidade. Por conta disso, seu IDH é de 0,455. A ONU aponta ainda que 93% de sua população está, hoje, em situação de vulnerabilidade social.

8 – Burkina Faso 

Seguindo a lista, Burkina Faso, país da África Ocidental, tem IDH de 0,449. Apesar das Nações Unidas apontarem que a expectativa de vida subiu no local desde os anos 2000, seus habitantes vivem, em média, apenas 59 anos, segundo dados de 2021.

Continua depois da publicidade

7 – Moçambique

Com o IDH em 0,446, Moçambique, país da África Oriental, sofre com o desemprego e a falta de infraestrutura básica. Além disso, na nação, conforme a população aumenta, a pobreze cresce. Os dados são de um estudo realizado em 2019 pela Universidade Rovuma.

6 – Mali 

O relatório da ONU mostra que Mali, localizado na África Ocidental, tem um IDH de 0,428. Isso porque o país encara, há anos, uma Guerra Civil que envolve rebeldes, forças do governo, grupos terroristas e até tropas francesas. Até o momento, a nação não tem previsão de um cessar-fogo.

5 – Burundi 

Segundo dados do Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país localizado na África Oriental tem um IDH de 0,426. Conforme a ONU, no que diz respeito ao seu contexto social, a população vive momentos de insegurança alimentar, violência, instabilidade política e frequentes surtos de malária.

Continua depois da publicidade

4 – República Centro-Africana

A República Centro-Africana, também da África Central, vive uma das crises humanitárias menos reportadas do mundo, que já dura mais de uma década. Com o IDH em 0,404, a região conta com constante ataques contra civis por milícias. Por conta disso, boa parte de sua população precisa buscar refúgio em países vizinhos ou na floresta. 

3 – Níger 

Com o IDH em 0,400, o Níger, na África, vem sofrendo, nos últimos anos, ataques de grupos armados, não estatais e extremamente violentos. Segundo a ONU, só no mês de julho de 2023, 20 mil habitantes saíram de suas regiões para buscar abrigo interno no país. Junto disso, a expectativa de vida dos nigerianos é de apenas 56 anos.

2 – Chade 

Segundo o relatório da ONU, Chade, país da África Central, tem um IDH de 0,394. Além da pobreza, a presença de grupos terroristas na nação africana causa inseguranças populacionais. Não obstante, o país foi governado, por 30 anos, pelo ditador Idriss Déby Itno, que morreu em 2021.

Continua depois da publicidade

1 – Sudão do Sul

O país da lista com menor IDH do mundo é o Sudão do Sul, no continente aficano. Com o índice em 0,385, a guerra civil de longa data na qual país está imerso reflete nos dados. Segundo a ONU, atualmente existem mais de dois milhões de refugiados do país no Globo Terrestre. 

O que é o Relatório de IDH da ONU?

O Relatório de IDH é produzido todos os anos pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD). De forma geral, ele é um índice que mede o desempenho médio dos países em importantes aspectos. O cálculo do IDH considera indicadores como expectativa de vida da população ao nascer, riqueza, alfabetização, educação, entre outros.

Nesse sentido, quanto mais próximo o indicador estiver de 1, maior é o desenvolvimento humano do país. Fatores como guerra e crises fiscais fazem com que algumas nações decaiam para o fim da lista. Conforme o último documento, o Índice de Desenvolvimento Humano dos países mais pobres do mundo piorou em relação ao do ano anterior, enquanto os países mais ricos baterem recordes nas métricas. 

Continua depois da publicidade

Como o ranking é feito?

Segundo o site oficial do PNUD, cada ponto analisado no relatório tem sua própria métrica. No caso da saúde, o relatório considera a expectativa de vida dos habitantes ao nascer.

Na educação, por outro lado, é considerado os anos de escolaridade médio dos adultos e a expectativa de escolaridade para as crianças em idade escolar. Por fim, para medir a qualidade de vida de cada país, a ONU considera o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de cada um deles. Assim, o IDH pode ser utilizado para questionar a gestão de políticas públicas de cada país.

Leia mais

Veja como aproveitar as férias em João Pessoa

5 receitas típicas do Rio de Janeiro para você fazer em casa

Saiba como fazer uma laqueadura pelo SUS e quais os pré-requisitos exigidos por lei