Todos os anos, as revistas especializadas apontam os principais destaques eleitos entre os melhores hatches compactos do Brasil. Esses veículos são produtos novos e outros consolidados, sendo geralmente separados por segmentos, os compactos são mais valorizados pelo design, comportamento dinâmico e custo-benefício, deixando evidente que espaço e acabamento nem sempre são prioridade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Outro indicativo para a criação da lista é que o fim de ano é um momento de balanço no setor automotivo, sendo assim, esse tipo de abordagem reforça a opinião de especialistas e pode ajudar na decisão de compra. Veja abaixo a lista dos principais compactos do Brasil em 2024:
Compactos mais bem avaliados (por ordem alfabética)
Citroën C3 You
A versão se diferencia das demais por vir com o motor 1.0 turbo. Ele se encaixou muito bem no C3, porque entrega um desempenho acima do esperado e o conforto do bom câmbio CVT. Na cidade, torna se prático, e na estrada, divertido. Atualmente custa R$ 101 mil, embora não seja barato, é o turbo mais acessível do mercado.
Honda City
A versão de dois volumes ganhou novo visual e se diferencia do sedã agora com uma proposta de design mais esportivo com acabamento em black piano na frente, novas rodas e alguns novos conteúdos. Com motor 1.5 de até 126 cv se destaca no consumo: com gasolina faz 13,2 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.
Continua depois da publicidade
Hyundai HB20
O compacto produzido em Piracicaba (SP) prova que a idade não afetou suas virtudes: o visual mantém-se atual, os motores eficientes e o conforto inabalável. Ele se distingue pelo ótimo turbo 1.0 de 120 cv, que é tão bom que equipa o SUV Creta. Tem até mania de grandeza: conforme a versão, traz itens de segurança só vistos em modelos maiores.
Peugeot 208
Renovado e ainda mais bonito, o hatch feito na Argentina manteve os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo e interior de qualidade. Posição de dirigir que lembram um kart, painel tridimensional nas versões mais caras e comportamento dinâmico divertido com o motor turbo de 130 cv tornam este compacto um dos mais atraentes do mercado.
Volkswagen Polo
Embora tenha versões que vão desde a de entrada Track até a topo de linha GTS, o compacto mostrou que tem qualidades e pode, sim, substituir o Gol sem crise. Um dos destaques é o motor TSI, 1.0 turbo de três cilindros que rende até 125 cv em versões automáticas e uma manual. Deve encerrar o ano como o automóvel mais vendido do mercado.
Veja fotos dos melhores compactos do Brasil
Continua depois da publicidade
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia mais
Lembra do Tucson da Hyundai? Ele está de volta e novo visual; veja fotos
BYD lança nova versão do Song com tração integral; veja imagens