Santa Catarina vem se consolidando como um terroir de excelência para a produção de vinhos, conferindo qualidade e diversidade nas bebidas. Mas quais são os segredos por trás do sucesso dos vinhos catarinenses?
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos explicar para você sobre as principais uvas utilizadas na produção dos vinhos catarinenses e destacaremos as principais características de cada tipo de uva.
Uva Chardonnay
Trata-se de uma das uvas brancas mais utilizadas na produção dos vinhos catarinenses. Essa variedade apresenta a vantagem de ser fácil de cultivar e vinificar. Além disso, a uva Chardonnay também é versátil, pois se adapta a uma ampla variedade de climas.
Continua depois da publicidade
A Chardonnay produz vinho branco de aspecto dourado e os aromas dependem da maneira que a uva é feita. Quando não passa por barricas, a bebida tende a ter um aroma cítrico. Por outro lado, se o vinho passar por barricas, a bebida pode ter aromas de caramelo, baunilha, flocos de aveia, entre outros.
Sauvignon Blanc
Outra variedade de uva utilizada na produção de vinhos catarinenses é o Sauvignon Blanc. Essa bebida se caracteriza por ter um aspecto fresco e o aroma remete a frutas tropicais, incluindo manga, cítricas, aroma de maracujá. Por conta dessas características, esse vinho tende a ter um aroma ácido e leve.
Uva Pinot Noir
É uma das uvas mais antigas do mundo e largamente utilizada na produção de vinhos catarinenses. Essa fruta conta com uma pele fina e delicada, deixando-a sensível às condições climáticas de onde ela é produzida.
Por conta dessa característica, a Pinot Noir se adapta melhor em regiões mais frias e com clima temperado, como em Santa Catarina, especialmente na região da Serra. Isso porque, locais com temperaturas amenas possibilitam um período de maturação mais longo e completo da uva.
Continua depois da publicidade
Uva Merlot
Trata-se de um tipo de uva tinta e ela se caracteriza por ser macia. Santa Catarina se destaca bastante na produção de vinhos utilizando essa variedade. Esse tipo de fruta tem acidez média, aromas e naturalmente adocicados.
Vale destacar ainda que esse tipo de uva se beneficia com o envelhecimento em madeira, podendo adquirir sabores amadeirados ou de especiarias, contribuindo para deixar a bebida mais sofisticada.
Leia também
O que significa o Selo de Indicação Geográfica nos vinhos de altitude catarinenses?
Conheça as características do terroir catarinense que ajudam SC a se destacar na produção de vinhos