Três cidades de Santa Catarina ainda não registraram mortes por Covid-19, de acordo com o Painel do Coronavírus da NSC. Apesar de o Estado ter enfrentado ao menos dois sobes e desces da pandemia desde março do ano passado, a trinca de municípios formada por Flor do Sertão, Tigrinhos e Novo Horizonte escapou sem perder moradores para a doença.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de SC por WhatsApp
Essas cidades são pequenas, é verdade. Bem pequenas. Flor do Sertão, por exemplo, que fica a 100 quilômetros de Chapecó, tem apenas 1.579 habitantes.
É menor do que a população dos bairros Ressacada, em Florianópolis, São Marcos, em Joinville, ou a Vila Itoupava, em Blumenau. O minúsculo município soma 91 casos, sendo que um paciente é considerado ativo com o coronavírus.
Já Tigrinhos, cidade fundada em 1995, tem 1.619 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Lá, conforme o Painel do Coronavírus, são 223 diagnósticos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia e três casos ativos. Nenhuma pessoa morreu.
Continua depois da publicidade
A maior cidade sem mortes por coronavírus em SC nem é tão grande assim. Novo Horizonte fica bem próxima da divisa com o Paraná — é mais perto de Pato Branco (PR) do que de Chapecó, por exemplo. Ao todo, o município soma 133 pacientes confirmados com Covid-19, sendo que um é considerado ativo.
Cidades sem casos ativos
Santa Catarina tem 12 cidades sem casos ativos de coronavírus. A maioria fica no Oeste: Paraíso, São Miguel da Boa Vista, Jupiá, Coronel Martins, Santiago do Sul, Jardinópolis, Nova Itaberaba, Paial e Calmon. No Vale do Itajaí, Vitor Meireles, na Grande Florianópolis, São Bonifácio, e no Planalto Serrano, Bom Jardim da Serra.
> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina