Os vinhos catarinenses, principalmente os da região da Serra, são reconhecidos por suas características distintas e de alta qualidade. Aliadas ao terroir específico da região serrana e ao cuidado na produção, esses fatores contribuem para a reputação de excelência e sofisticação desses vinhos no cenário vitivinícola.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Pensando na importância desse tema, vamos explorar, juntos, sobre as principais características e propriedades dos vinhos produzidos em Santa Catarina.

Características dos vinhos catarinenses

O terroir catarinense tem se destacado bastante na produção dos vinhos nacionais. E não é por acaso que Santa Catarina é um dos principais estados produtores da bebida no Brasil. 

Continua depois da publicidade

No processo produtivo catarinense, as uvas amadurecem lentamente e, por isso, há maior concentração de aromas. Por causa do clima ameno e da altitude de Santa Catarina, superando 1.000 metros em algumas regiões, os vinhos catarinenses são frescos e elegantes.

A região da Serra é a que mais se destaca na produção de vinhos e ela se destaca na produção de vinhos de altitude, espumantes, vinhos brancos e tintos. Essa bebida conta com sabores complexos, aromas sofisticados e trata-se de uma bebida com caráter ácido otimizado e com bom frescor. 

Além disso, o estado catarinense produz espumantes, vinhos brancos e tintos, agradando diversos paladares e proporcionando uma experiência sensorial diferenciada.

Fatores naturais

Santa Catarina conta com um amplo conjunto de fatores naturais que favorecem a produção de vinhos de qualidade. Primeiramente, o clima ameno e o alto índice pluviométrico favorecem a atividade agrícola, o cultivo de uvas e a produção dos vinhos. Além disso, as estações são bem definidas, com verões quentes e invernos frios.

Continua depois da publicidade

O estado também conta com regiões com médios e altas altitudes, como o Planalto Serrano. A região da Serra é a principal produtora de vinhos em Santa Catarina e conta com altitudes que oscilam de 1000 a 1800 metros.

Vale destacar ainda que as chuvas são bem distribuídas durante o ano e isso ajuda a deixar o solo úmido, favorecendo o terroir catarinense e, consequentemente, a produção da bebida.

Leia também

Conheça as características do terroir catarinense que ajudam SC a se destacar na produção de vinhos

O que significa o Selo de Indicação Geográfica nos vinhos de altitude catarinenses?