O coronavírus chegou a Santa Catarina, oficialmente, em março — e não demorou muito para que todas as regiões do Estado tivessem registro da doença. Passados 118 dias em que lidamos com a pandemia, porém, ao menos 16 cidades seguem com nenhum morador infectado pela Covid-19. Na lista, há municípios de cinco das seis regiões oficiais de SC e apenas no Sul todas as prefeituras confirmaram ao menos um teste positivo.

Continua depois da publicidade

> Entidades se manifestam contra indicação de ivermectina para pacientes com covid-19

A maior cidade do Estado com zero caso de coronavírus é Urubici, no Planalto Serrano. Com 11,2 mil habitantes, o município chegou a estar na lista da Secretaria de Saúde (SES) em junho, porém o paciente foi contabilizado posteriormente para Lages. Irineópolis, no Norte, também com 11,2 mil moradores, passou em branco até esta quarta-feira (8), quando teve o primeiro paciente infectado.

Na Grande Florianópolis, só em Leoberto Leal ninguém testou positivo para Covid-19. No Vale, estão Chapadão do Lageado, Presidente Nereu e Doutor Pedrinho. No Norte, além de Irineópolis, está também Major Vieira. 

> 10 lugares para conhecer em SC, depois da pandemia, claro

Continua depois da publicidade

Curiosamente, as sete menores cidades de Santa Catarina já registraram casos da doença. Santiago do Sul, por exemplo, a menor de todas (com apenas 1,2 mil moradores), está na lista do governo do Estado desde 28 de maio. Outras como Lajeado Grande, Paial, Tigrinhos, Presidente Castello Branco, Jardinópolis e Flor do Sertão também compõem a relação de municípios com ao menos um caso confirmado.

Veja a lista de cidades com zero caso de Covid-19 em SC

Covid-19 em SC

Santa Catarina registrou mais 1.520 casos confirmados de coronavírus e 14 novas mortes, segundo dados do governo estadual desta terça-feira (7). Com isso, o número de pessoas já infectadas no Estado chegou a 35.343 e o de óbitos a 420. 

> Ciclone afasta-se de Santa Catarina e provoca ventos em parte do Estado

O número de pacientes internados em leitos de UTI por complicações da doença também subiu consideravelmente e é o mais alto desde o início da pandemia: há 352 hospitalizados entre as redes pública e privada. Desses, 84 são confirmados e 268 suspeitos e ainda aguardando resultado de exame.

Atualização: no boletim desta quarta-feira (8), o governo do Estado confirmou os primeiros casos em Capão Alto e Irineópolis. Sendo assim, o número de cidades sem pacientes infectados pelo coronavírus é de 16.

Continua depois da publicidade

> Mulher sem máscara e fumando em supermercado de Florianópolis é o auge do desrespeito

> Aula de crochê online: universitária cria projeto para ensinar artesanato durante a pandemia