O Litoral de Santa Catarina fechou o mês de agosto, às vésperas do início da primavera, com cerca de quatro em cada cinco pontos considerados próprios para banho. Dos 237 locais monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente catarinense (IMA), 192 podem acolher os banhistas (81%).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Há ainda outros 45 pontos impróprios, o equivalente a 19%, e inclui trechos das praias centrais de Balneário Camboriú e de Itapema, no Litoral Norte catarinense.

Em Florianópolis, cidade no estado com maior número de pontos analisados, 74 de 87 estão próprios para banho (85%). Em contrapartida, há 13 impróprios (15%), incluindo a Beira-Mar Norte, há um ano e sete meses nessa condição, a Praia do Forte e parte da Ponta das Canas, ambas no Norte da Ilha.

Além da Capital, outros 26 municípios litorâneos são monitorados nos relatórios do IMA, englobando mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

As outras cidades são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Como é feita a análise de balneabilidade

Para chegar ao seu veredito sobre a água ser própria ou não, o IMA faz uma análise baseada em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que tem como parâmetro a bactéria Escherichia coli, achada no sistema digestivo dos animais de sangue quente.

São colhidas cinco amostras da água em um mesmo ponto com um intervalo de uma semana entre cada: se ao menos quatro delas (80%) tiver até 800 Escherichia coli por 100 mililitros, o local é próprio; caso não atenda a esse critério ou haja mais de 2 mil micro-organismos na coleta mais recente, ele é impróprio.

Durante a baixa temporada, que se estende de abril a outubro, o relatório de balneabilidade é divulgado mensalmente. Já na alta temporada, isso é feito uma vez por semana.

Continua depois da publicidade

Veja no mapa os pontos impróprios e próprios ao banho em praias de SC

Leia mais

As 10 atrações de Santa Catarina melhor avaliadas por turistas

Metade das cidades de SC não têm serviço de esgoto nem ações para universalização