Na nova fase da disputa para a corrida presidencial, os apoios dos candidatos e partidos perdedores significam uma vantagem significativa para Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos primeiros três dias que sucedem o primeiro turno, 14 partidos declararam apoio ao candidato pestista, quatro se declararam favorável ao atual presidente e cinco se mantiveram neutros.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Receba notícias do DC via Telegram
A campanha já está nas ruas e termina no dia 30 de outubro, com a votação. Até lá, os candidatos correm para aumentar as fileiras dos eleitores. Lula ficou na frente no primeiro turno e fez 48,8% dos votos, enquanto Bolsonaro conquistou 43,2% dos eleitores.
O apoio dos políticos está sendo declarado durante esta semana, que sucede a decisão do primeiro turno. Dos candidatos que concorreram à presidência da República, Ciro foi o primeiro a declarar seu voto, e afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais que “iria acompanhar a decisão do partido”. Ciro foi candidato pelo PDT este ano, que anunciou apoio ao candidato Lula na tarde de terça-feira (4).
Continua depois da publicidade
Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa, ainda não se pronunciou sobre sua escolha. Mas o partido dela, o MDB, liberou os filiados para apoiarem quem quiserem no segundo turno. Já Felipe D’Ávila (Novo), afirmou ainda no domingo (2) que se manterá neutro.
Veja os partidos que declararam apoio a Lula
- PT
- PDT
- PCB
- PCdoB
- PCO
- Avante
- Agir
- Cidadania
- Pros
- PSB
- PSOL
- PV
- Rede
- Solidariedade
Veja os partidos que declararam apoio a Bolsonaro
- PP
- PSC
- Republicanos
- PL
Veja os partidos neutros
Cinco partidos se pronunciaram como neutros, até o momento, e deram liberdade para que políticos e integrantes façam sua decisão de forma individual.
- DC
- Novo
- PSD
- PSDB
- MDB
Partidos que ainda não se pronunciaram
- Patriota
- PMN
- PMB
- Podemos
- PRTB
- PSTU
- PTB
- União Brasil
- UP
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Balneário Camboriú deu quatro vezes mais votos para o PT de Lula que em 2018
Deputados reeleitos em SC recebem menos votos em 2022
Armínio Fraga declara voto em Lula no 2º turno das Eleições 2022